Fórum Trabalhista de São José dos Campos volta a ter o nome do desembargador Pedro Benjamin Vieira

Conteúdo da Notícia

Uma solenidade em que não faltaram fortes doses de sentimento marcou a volta do nome do desembargador aposentado Pedro Benjamin Vieira, figura de proa da Magistratura do Trabalho no País, ao Fórum Trabalhista de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 11 de novembro, com o descerramento da placa que confere o nome do magistrado ao Fórum. Ao ouvir o coral formado por servidores da Justiça do Trabalho da cidade cantar o clássico “Carinhoso”, de Pixinguinha, uma de suas canções preferidas, o homenageado teve dificuldade em conter a emoção. Ex-presidente do TRT da 2ª Região, Pedro Benjamin Vieira presidiu o processo de instalação do TRT da 15ª, em 1986. No biênio 1988-1990, exerceu a Presidência da Corte Trabalhista estabelecida em Campinas.

Conduzida pelo atual presidente do Tribunal, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, a solenidade contou com a presença dos desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper, corregedor regional, Nildemar da Silva Ramos, corregedor auxiliar, Lorival Ferreira dos Santos, diretor da Escola Judicial do TRT, Fernando da Silva Borges, coordenador da Escola, e Renato Buratto, presidente da 7ª Câmara da Corte, e do juiz Dagoberto Nishina de Azevedo, diretor do Fórum Trabalhista, além de outros magistrados do trabalho, titulares e substitutos, da Circunscrição. Também compareceu o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Alex Duboc Garbellini, e seu colega Fábio Messias Vieira, filho do homenageado, assim como outros familiares do desembargador.

Originalmente, a Justiça do Trabalho de São José dos Campos prestou a homenagem a Pedro Benjamin Vieira em julho de 1993, mas teve de suspendê-la quatro anos mais tarde, diante da determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sentido de que fossem recolhidas as placas que concediam a prédios públicos do Judiciário o nome de personalidades vivas. A medida foi parcialmente revista em 2008, tornando-se possível a homenagem a magistrados aposentados.

Homem de visão

Um dos momentos de maior emoção na solenidade ocorreu quando, a pedido da esposa do desembargador, Dilene Messias Vieira, o coral formado por servidores do Fórum Trabalhista cantou “Carinhoso”, de Pixinguinha, uma das canções preferidas de Pedro Benjamin Vieira

Em novembro de 1985, durante sua gestão como presidente do TRT da 2ª Região, que atendia, à época, a todo o território paulista, o desembargador encaminhou o anteprojeto de lei que propunha a criação do segundo TRT no estado, incluindo a proposta de sede em Campinas. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, Pedro Benjamin é diplomado também em Letras (Português/Inglês). Lecionou e chegou a dirigir várias instituições de ensino. Entre os títulos honoríficos com os quais foi agraciado, estão o de Grande Oficial da Ordem do Mérito do Trabalho, conferido pela Presidência da República, a Medalha de Mérito da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), no grau de Grande Oficial.

Por Luiz Manoel Guimarães

Unidade Responsável:
Comunicação Social