Juízo Auxiliar de Conciliação vai a Paulínia e concilia 1/3 dos processos
Sob a presidência do juiz auxiliar da Corregedoria Regional, Manoel Carlos Toledo Filho, o Juízo Auxiliar de Conciliação no 2º Grau realizou em 6 e 7 de julho, no Fórum Trabalhista de Paulínia, 12 audiências envolvendo processos nos quais houve interposição de recurso, mas que ainda não haviam sido remetidos ao TRT da 15ª para julgamento em segunda instância. Foram celebrados quatro acordos, um aproveitamento de 33,33%. Em outros três feitos as partes se comprometeram a prosseguir com a negociação iniciada na mesa de audiência.
Paulínia foi a terceira cidade da 15ª, depois de Campinas e Bauru, a sediar audiências do Juízo, o qual busca a conciliação também em ações que já estão no Tribunal para julgamento de recurso, mas que ainda não foram distribuídas às Câmaras julgadoras. Tenta conciliar, ainda, processos que aguardam despacho de admissão de recurso de revista, apelo cujo julgamento compete ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O Juízo Auxiliar de Conciliação no 2º Grau é mais uma iniciativa do TRT da 15ª em consonância com a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que elegeu 2009 como o Ano da Conciliação. Além do juiz Manoel Carlos, presidem as audiências do Juízo os demais magistrados auxiliares da Direção do Tribunal, Edison dos Santos Pelegrini (Presidência), Claudinei Sapata Marques (Vice-Presidência Administrativa) e José Otávio de Souza Ferreira (Vice-Presidência Judicial).
Por Luiz Manoel Guimarães
- 1 visualização