Magistrados e servidores participam de oficina sobre software para elaboração de sentenças

Conteúdo da Notícia

Cerca de 70 pessoas, entre magistrados e servidores da 15ª Região, participaram nesta sexta-feira (11/12), de uma oficina sobre a aplicação do software conhecido como Jus-Redator, desenvolvido para permitir ao juiz do trabalho criar suas decisões com maior agilidade, levando em consideração seus próprios textos e raciocínio lógico, segundo os desenvolvedores da ferramenta. O software foi apresentado na 15ª pelo juiz titular Denilson Bandeira Coêlho e pelo servidor e analista de sistemas Gilberto Sena Rios, ambos da 4ª Vara do Trabalho de Brasília (10ª Região). As exposições foram coordenadas pelo titular da 1ª Vara do Trabalho de Piracicaba, juiz Firmino Alves Lima. Entre os presentes estavam os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, diretor da Escola Judicial do TRT da 15ª, Luiz Roberto Nunes, Susana Graciela Santiso e Maria Cristina Mattioli.

Funcionando em conjunto com o BrOffice 3.0.1 ou com o MS Word 2007, a ferramenta, cujo desenvolvimento contou ainda com a participação do juiz do trabalho Carlos Augusto Nobre, também da 10ª Região, continua em constante aprimoramento. “A ideia é centralizar em um único sistema todas as ferramentas que o juiz precisa para proferir sentenças, dando mais celeridade ao ato de julgar e, por consequência, ao processo”, explica Denilson Coêlho. Entre as facilidades da novidade estão a disponibilização de calculadoras de jornada de trabalho e de prazo processual. Além disso, o Jus-Redator armazena os fundamentos do magistrado e sua interpretação sobre doutrinas e legislação, auxiliando, portanto, nas sentenças que versarem sobre casos similares.

Criado há cerca de um ano, o sistema, que é gratuito, é atualmente utilizado por cerca de 260 magistrados do trabalho em todo o Brasil. Os seus criadores frisam que o programa e seus tutoriais podem ser “baixados” da Internet (www.jusredator.org) não só por juízes, mas também por assessores, membros do Ministério Público e outros interessados. Para os magistrados e servidores da 15ª, a íntegra da oficina e os tutoriais em vídeo serão disponibilizados em breve na extranet do TRT, no aplicativo Administrativo, aba “Eventos gravados”. (Com informações do site jusredator.org)

Por José Francisco Turco

Unidade Responsável:
Comunicação Social