Palestra marca comemorações do quinto aniversário do Centro de Memória, Arquivo e Cultura
Em comemoração aos seus cinco anos de existência, o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT da 15ª Região realiza nesta quarta-feira, 21 de outubro, na sede do Tribunal, a palestra “Trabalhadores e Justiça do Trabalho nos anos 1920 e 1940”, que será ministrada pelo professor Samuel Fernando de Souza. A exposição, cujo início está previsto para as 18 h, ocorre no Auditório 1 da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), coorganizadora do evento.
O palestrante é mestre em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente desenvolve seu pós-doutorado no Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. O trabalho do expositor é voltado para a História do Trabalho, com ênfase nos temas mundo do trabalho, legislação social e trabalhista, Justiça do Trabalho e Era Vargas.
Instituído pelo Tribunal em 2004, o Centro de Memória oferece à comunidade científica e à sociedade em geral um serviço de organização, preservação e acesso à memória da Corte e do Judiciário Trabalhista nacional. Seu acervo – composto por processos, livros, revistas, boletins, registros fotográficos, fitas de áudio e vídeo, vestuários e outros objetos – retrata a organização da Justiça do Trabalho e do trabalhador brasileiro desde a criação do Conselho Nacional do Trabalho – precursor do Tribunal Superior do Trabalho –, em 1930, até o momento atual. Ali estão disponíveis milhares de sentenças judiciais que retratam temas como movimentos de classe, exploração de mão de obra infantil, crimes cometidos contra lavradores e operários, demissões políticas e outros episódios de repercussão.
O CMAC fica aberto ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 12 h às 18 h. Todos os serviços são gratuitos. Em setembro passado, o Centro participou da Virada Cultural de Campinas, após ser incluído no Roteiro Cultural do município.
Por José Francisco Turco
Colaboração de Fernanda Rodriguez
- 1 visualização