Palestras encerram 2ª Semana Temática para vitaliciamento

Conteúdo da Notícia

Dezessete juízes do trabalho em fase de vitaliciamento participaram nestas quinta e sexta-feira, 3 e 4 de dezembro, de uma série de palestras que fazem parte da “2ª Semana Temática de Formação Inicial Continuada até o Vitaliciamento”. Iniciada no dia 30 de novembro, a atividade é uma das exigências da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), prevista em sua Resolução nº 1, para que os juízes adquiram a vitaliciedade. As exposições aconteceram no Auditório 1 da Escola, na sede do Tribunal, em Campinas.

O curso se destina a juízes do trabalho substitutos que ingressaram na magistratura nos últimos dois anos e, após passar pelo Curso de Formação Inicial em âmbito nacional, na Enamat, em Brasília, dão continuidade à sua formação nos módulos regionais, realizados no TRT de origem. Os palestrantes desta semana foram o engenheiro de segurança do trabalho Wallace Orlovicin Cassiano Teixeira e o médico do trabalho Rubens Cenci Motta – ambos peritos judiciais – que discorreram sobre o tema “A prova pericial no processo do trabalho; o sociólogo e filósofo João Francisco Regis de Morais, que tratou de “Ética nos relacionamentos”; e o engenheiro de produção Erivelton Fontana de Laat, cuja exposição foi baseada no “Trabalho no campo e a saúde do trabalhador”.

A programação da semana teve como tema geral “Processo e Procedimento na Justiça do Trabalho” e trouxe oficinas e palestras técnicas também sobre juízo conciliatório em fase de execução e embargos à execução. No campo psicológico e comportamental, o evento se baseou em reflexões sobre as experiências no último semestre, discutindo-se a postura do juiz em audiência e o levantamento de necessidades formativas, a ética nos relacionamentos, a comunicação do juiz com a sociedade e as implicações do processo de decisão.

Jornalista da Enamat representa Escola Nacional no Evento

A Enamat foi representada na 2ª Semana Temática de Formação Inicial pela jornalista Carmem Feijó. A servidora da Escola Nacional, que veio a convite da Escola Judicial do TRT da 15ª, palestrou à turma de juízes em fase de vitaliciamento sobre os vários aspectos do relacionamento dos magistrados com a sociedade. Entre eles, como lidar com a imprensa e como contribuir para a divulgação do papel da Justiça do Trabalho, além da utilização de mídias sociais. (Com informações da Enamat)

Por José Francisco Turco

Unidade Responsável:
Comunicação Social