Prosseguem nesta sexta negociações entre metalúrgicos e empresas do setor aeronáutico

Conteúdo da Notícia

Está marcada para esta sexta-feira (16/10) uma nova rodada de negociações na tentativa de pôr fim ao impasse entre as empresas Sonaca Brasileira Aeronáutica Ltda. e Sopeçaero Sobraer Peças Aeronáuticas Ltda. – fornecedoras de peças para a Embraer – e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São José dos Campos e Região. A nova tentativa de acordo, prevista para acontecer na sede da entidade sindical, será realizada em atendimento a pedido do vice-presidente administrativo do TRT da 15ª, desembargador Luiz Antonio Lazarim, formulado ontem (14), durante audiência de conciliação, que aconteceu na sede do Tribunal, em Campinas. O magistrado agendou nova audiência de conciliação, para o próximo dia 22, às 10h, desta vez na própria sede da Sobraer, em São José dos Campos.

Parte dos empregados das empresas permaneceu em greve entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro, data em que os grevistas decidiram voltar ao trabalho enquanto prosseguiam as negociações, também atendendo a sugestão do desembargador Lazarim.

Os trabalhadores pedem o pagamento de participação nos lucros e resultados (PLR), aumento real de salário e antecipação da data-base de novembro para setembro. As empresas, nas últimas duas rodadas de negociação, ofereceram, além do reajuste de 4,44% já concedido no mês de setembro, a aplicação nos salários do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos meses de setembro e outubro, que seria pago a partir de novembro, mais aumento real de 1%; PLR de R$ 200, a ser pago no mês de fevereiro de 2010; desconto parcelado das horas de paralisação; e 30 dias de garantia de emprego, ressalvado um turn over (possibilidade de substituição de funcionários) de 10% do quadro. O sindicato, por sua vez, esclareceu que os avanços na proposta dos empregadores ainda não atendem aos anseios dos metalúrgicos.

O desembargador Lazarim, ao destacar que as partes demonstram interesse numa composição amigável, propôs que as negociações diretas continuem, sugerindo que haja avanço no valor do PLR, com parcelamento durante o exercício de 2010. Além do índice de reajuste já proposto pelas empresas, o magistrado propõe que seja estudada a fixação de um abono salarial. (Processo nº 1857-2009-000 DCG)

Por José Francisco Turco

Unidade Responsável:
Comunicação Social