Semana Nacional de Conciliação: acordos na 15ª superam os R$ 30 milhões
Em números ainda parciais, fechados na metade da tarde desta sexta-feira (30/11), o valor alcançado nos acordos realizados na 15ª durante a Semana Nacional de Conciliação chegaram a R$ 30.121.940,75. A soma inclui as Varas do Trabalho (VTs), onde são ajuizadas as reclamações trabalhistas, e o próprio Tribunal, que recebe os processos em grau de recurso, vindos das VTs, além de outras ações que já tem início na sede da Corte, em Campinas. O montante foi obtido em 5.172.audiências, das quais 2.486 redundaram em acordos, o que representa um índice de sucesso superior a 48%.
O vice-presidente judicial do TRT, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, coordenador do esforço concentrado na 15ª, participou nesta sexta do encerramento dos trabalhos realizados na unidade do SESI (Serviço Social da Indústria) Amoreiras, em Campinas. Na ocasião, o magistrado ressaltou que a mobilização para o entendimento, incluindo a novidade representada pelo evento conjunto de dois ramos do Judiciário – Justiças do Trabalho e Federal – no SESI, se reveste de fundamental importância para implementar cada vez mais a cultura do acordo. “O evento foi muito bem sucedido”, comemorou o desembargador.
A Semana Nacional de Conciliação foi aberta na última segunda-feira (7/12), em São Paulo, com uma cerimônia comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, e que contou com a presença do presidente do TRT da 15ª, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. A solenidade aconteceu no Memorial da América Latina.
Justiças do Trabalho e Federal realizam pela 1ª vez em Campinas esforço conjunto de conciliação
Também no dia 7 começaram no SESI da Avenida Amoreiras as rodadas extraordinárias de audiências que as Justiças do Trabalho e Federal realizaram como parte da Semana Nacional de Conciliação. Foram agendadas 125 audiências trabalhistas para o período do esforço concentrado. Da Justiça Federal, fizeram parte da pauta aproximadamente 300 processos, tratando de contratos de financiamento de imóveis com a Caixa Econômica Federal, crédito rotativo, cartões de crédito e financiamento estudantil.
Os trabalhos foram abertos com uma solenidade informal, da qual participaram o desembargador Zanella, o diretor da Subseção de Campinas da Justiça Federal, juiz Valdeci dos Santos, o diretor do Departamento Regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Rui Rabelo, e o diretor do SESI Amoreiras, Francisco Marcondes de Almeida Netto, entre outras autoridades.
Esta foi a quarta edição da Semana Nacional de Conciliação, coordenada pelo CNJ. O lema desta vez foi “Conciliação. Com ela todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”.
José Francisco Turco
- 1 visualização