TRT concretiza homenagem ao desembargador Adilson Bassalho Pereira

Conteúdo da Notícia

A casa da Justiça do Trabalho em Marília volta a ter o nome do desembargador Adilson Bassalho Pereira. A homenagem ao magistrado, falecido em julho de 2008, aconteceu hoje (4/9), com o descerramento de uma placa pelo presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, e pela viúva do ex-presidente do Tribunal, Izá Gemha Anção Pereira. Entre inúmeras personalidades que prestigiaram o evento estavam o prefeito mariliense, Mário Bulgareli, o presidente da subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Alberto dos Santos Mattos, e a diretora do Fórum Trabalhista, juíza Keila Nogueira Silva. A sede da Justiça do Trabalho no município manteve o nome do desembargador Adilson entre os anos de 1995 e 2007, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que fossem retiradas as placas que davam nome de autoridades vivas a prédios públicos. A medida foi parcialmente revista em 2008.

Pela 15ª, estiveram presentes ainda os desembargadores José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, presidente da 11ª Câmara; Nildemar da Silva Ramos, corregedor auxiliar do TRT e presidente da 5ª Turma e da 9ª Câmara; e Edmundo Fraga Lopes, presidente da 2ª Turma e da 3ª Câmara, além da magistrada titular da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Marília, Mônica Aiex, e do juiz José Roberto Dantas Oliva, diretor do Fórum Trabalhista e da 1ª VT de Presidente Prudente, representando a Presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). Entre várias outras figuras de destaque, marcaram presença o desembargador aposentado Pedro Benjamin Vieira, ex-presidente que conduziu a instalação do Tribunal, o procurador Alex Duboc Garbellini, representando a Chefia do Ministério Público do Trabalho na 15ª Região, e autoridades locais dos três Poderes, juntamente com representantes sindicais e da comunidade em geral.

Em seu discurso o juiz José Roberto Dantas Oliva disse que o desembargador Adilson “era uma daquelas raras pessoas que conseguiam cativar a todos”. Já a magistrada Keila Nogueira Silva ressaltou que o amor, o respeito e o carinho são as marcas deixadas pelo ex-presidente. Para o prefeito Mário Bulgareli, a cerimônia representa “a Justiça fazendo justiça ao homenageado”. O desembargador Sotero, por sua vez, lembrou Adilson Bassalho Pereira como uma pessoa conhecida no meio jurídico “pelas excepcionais qualidades de espírito e intelecto e pela afabilidade com todos, indistintamente”.

Durante a solenidade foram feitas outras homenagens ao desembargador Adilson, como a entrega de placas aos seus familiares em nome da Amatra e do Fórum Trabalhista de Marília. Na ocasião, o desembargador Sotero foi agraciado pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, recebendo os títulos de “Visitante Ilustre” e “Hóspede Oficial do Município de Marília”.

Trajetória do magistrado se confunde com a história da 15ª

O desembargador Adilson Bassalho Pereira, que presidiu Tribunal da 15ª no biênio 1992/1994, faleceu em 2 de julho do ano passado. Era mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente de Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJs) – as atuais Varas do Trabalho – em Santos, Mauá, Fernandópolis e São Paulo, no período entre 1978 e 1986.

Instalou 30 JCJs na 15ª, além de ampliar e reformar o edifício-sede do Tribunal. Destaca-se também em sua gestão a criação do Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, o único do gênero em todo o País. O magistrado foi ainda o primeiro diretor da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV).

Aposentando-se em 12 de agosto de 1997, passou a se dedicar à advocacia, além de atuar como professor de Direito do Trabalho e conferencista. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, recebeu, entre outras homenagens, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho e o título de Cidadão Campineiro. Integrou bancas examinadoras em concursos para a Magistratura em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por José Francisco Turco

Unidade Responsável:
Comunicação Social