TRT cria programa de assistência médica e odontológica para funcionários terceirizados
Projeto também prevê cursos de Informática e Língua Portuguesa
A Presidência do TRT editou em 1º de dezembro passado Ato estendendo aos cerca de 500 colaboradores terceirizados da 15ª o atendimento médico e odontológico de emergência oferecido aos servidores do quadro permanente do Tribunal. A medida, que inicialmente tem validade até dezembro de 2010, inclui ainda o lançamento de um programa que visa, por meio da atuação de voluntários, promover uma maior capacitação desses trabalhadores, oferecendo-lhes principalmente cursos de Informática e Português. Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, as ações pretendem dar maior atenção à saúde e ao preparo cultural do pessoal de apoio terceirizado atuante em unidades do Tribunal.
O atendimento será prestado nas instalações da Diretoria de Saúde, na Sede Administrativa do Tribunal, ou nos Postos Avançados mantidos pela Diretoria nos Fóruns Trabalhistas de Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. As medidas prevêem a inclusão dos terceirizados em campanhas ou atendimentos preventivos que sejam destinadas a servidores da 15ª, salvo se houver impedimento orçamentário. Ficará a cargo da Diretoria-Geral de Coordenação Administrativa viabilizar convênios e parcerias que possibilitem o encaminhamento de trabalhadores terceirizados a cuidados médicos prestados em hospitais, postos e demais unidades de saúde pública.
Cursos serão ministrados por servidores
O Ato prevê que as unidades do Tribunal e seus integrantes possam desenvolver ações voluntárias, como aulas de Informática e de Língua Portuguesa, ao pessoal terceirizado, “utilizando-se das dependências de auditórios, varas ou demais repartições desta Justiça”. O diretor-geral de Coordenação Administrativa, Evandro Luiz Michelon, adiantou que as primeiras aulas aos colaboradores devem ocorrer já no primeiro trimestre do próximo ano. Ele informou que serão aproveitados nesses cursos preferencialmente os servidores da 15ª com conhecimento técnico nas áreas oferecidas e com experiência pedagógica.
Por José Francisco Turco
- 71 visualizações