TRT e Caixa Econômica firmam convênio para financiamento imobiliário

Conteúdo da Notícia

O TRT da 15ª Região e a Caixa Econômica Federal celebraram na tarde de ontem (21/1), no Salão Nobre do edifício-sede do Tribunal, em Campinas, acordo de cooperação para concessão de crédito para financiamento de imóveis residenciais em condições especiais aos magistrados e servidores efetivos (ativos, inativos ou pensionistas) do Regional. Assinado pelo presidente da Corte, desembargador federal do trabalho Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, e pela superintendente regional da Caixa, Fátima Aparecida de Abreu Oliveira, o acordo estabelece condições ainda mais vantajosas para os servidores ou magistrados que já recebem ou optem pelo crédito de salário na Caixa e que possuem outros produtos básicos do Banco, como cartão de crédito e cheque especial.

A Caixa esteve representada também por sua gerente regional, Cecília Helena Bomfim, e pelos gerentes dos Postos de Atendimento Bancários instalados na sede do Tribunal e no Fórum Trabalhista de Campinas, respectivamente Eduardo Martins e Déborah Cristina Longuim Xavier. Pelo Tribunal compareceram ainda o juiz Edison Pelegrini, magistrado auxiliar da Presidência, e a responsável pelo Serviço de Contratos do TRT, Vanderli Tiziani Silva.

Pelo acordo firmado, a Caixa se compromete a financiar até 100% do valor de imóveis residenciais, novos ou usados, a serem adquiridos por servidores e magistrados que mantêm relacionamento com o Banco, ou assegurar-lhes carência de até seis meses. Para os demais, a quota de financiamento oferecida pelo Banco é de até 80% do valor do imóvel.

As taxas de juros oferecidas aos clientes da Caixa – 8,4% ao ano para operações enquadradas no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e 11% ao ano para operações fora do SFH – também são melhores que aquelas ofertadas aos demais servidores ou magistrados – de 8,9% ao ano e 11,5% ao ano, respectivamente. Como regra geral, o prazo máximo contratual é de até 30 anos. O Banco também exige que o financiado não comprometa mais de 25% de sua renda com as prestações mensais.

O acordo também estabelece condições especiais para os servidores e magistrados clientes da Caixa que desejem adquirir consórcios imobiliários, isentando-os do pagamento da taxa de administração antecipada de 1% do valor do imóvel que é cobrada dos demais. “Tenho certeza de que a oportunidade vai beneficiar muitos de nossos servidores e magistrados”, garantiu o presidente do TRT.

O prazo para a implementação do convênio é de 30 dias após sua assinatura, mas, conforme garantiu Fátima Oliveira, as agências da Caixa já estão preparadas para receber as propostas ou prestar quaisquer esclarecimentos necessários. A superintendente regional do Banco também se comprometeu a realizar palestras para divulgar a iniciativa em toda a 15ª.

O interessado pode se inteirar mais sobre o acordo consultando, na página eletrônica da Caixa (www.caixa.gov.br), no menu Habitação, o link Condições Especiais, onde deverá selecionar, na Lista de Convênios Especiais, o Convênio com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ou, se preferir, clique aqui. Além de informar sobre as condições do financiamento, os procedimentos para o encaminhamento das propostas e os documentos necessários, o link permite também fazer simulações quanto a valores das prestações e prazos de pagamento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social