Agentes de segurança do TRT fazem treinamento de atualização no uso das armas “taser”

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa, colaborou Fernanda Rodriguez

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 24/5, no Auditório 1 da Escola Judicial do TRT, no 3º andar do edifício-sede do Tribunal, em Campinas, a recertificação de 19 agentes de segurança e transporte do Regional para o uso da “taser”, arma não letal empregada como último recurso para garantir a ordem nas sessões de julgamento e demais atividades realizadas nas dependências da Corte. Além de rever os conceitos e procedimentos básicos para emprego do equipamento, os servidores puderam fazer disparos com a arma, utilizando cartuchos específicos para fins de treinamento.

Semelhante a uma pistola, a “taser” emite impulsos elétricos similares aos impulsos emitidos pelo sistema nervoso humano, causando uma contração incontrolável do tecido muscular da pessoa atingida. As ondas paralisam a vítima por pelo menos dez segundos, interrompendo a comunicação do cérebro com o corpo.

As 11 armas “taser” foram adquiridas pelo Tribunal em 2008, ocasião em que os 19 agentes foram habilitados à sua utilização, após assistir a um curso de capacitação ministrado pela fabricante, a Taser Internacional. Esta é a segunda recertificação por que passam os agentes, oferecida sem custos pela Seguritec, empresa que representa a fabricante no Brasil. O procedimento deverá ser repetido a cada 12 meses, sendo que, em 2014, o próprio TRT deverá assumir a responsabilidade pela recertificação, a cargo de um de seus agentes, que atuará como multiplicador das instruções recebidas da empresa.

Preparação do grupo de agentes para o uso das armas "taser" é atualizada a cada 12 meses

O TRT da 15ª foi a primeira Corte Trabalhista a usar esse tipo de equipamento de segurança, que já vem sendo empregado pelos Tribunais Regionais Federais da 3ª e da 4ª Região, sediados, respectivamente, em São Paulo e em Porto Alegre. Também já utilizam armas “taser” a Polícia do Senado, além de muitas prefeituras, sobretudo no Estado de São Paulo. Segundo uma das empresas autorizadas a comercializar o produto no Brasil, a “taser” é usada por departamentos de polícia de mais de 40 países.

De acordo com o assessor de Segurança e Transportes dos TRT, coronel Eugenio Pacelli Castro, o equipamento é o mais indicado para o Tribunal, tendo em vista o grande número de pessoas que circulam diariamente em suas dependências. “Trata-se de um dispositivo seguro e eficaz, que não apresenta nenhum efeito colateral indesejado se for utilizado de acordo com as normas estabelecidas”, assegurou o assessor. Felizmente, informou Pacelli, desde que foi implantado, não houve ainda necessidade de sua utilização. “Evidentemente, antes de se pensar em disparar a arma há uma série de procedimentos a serem observados, como a conversa, a busca do diálogo com o suposto agressor, devendo seu uso se restringir a situações de alto risco para autoridades, jurisdicionados e servidores.” Ele lembrou ainda que, para garantir a segurança no dia a dia do Tribunal, é fundamental que o público interno e externo cumpra as medidas preconizadas nas portarias editadas pela Presidência. “O uso do crachá e a utilização das catracas eletrônicas são algumas das providências que devem ser cumpridas à risca para se evitar problemas.”

Como funciona

O dispositivo pode ser utilizado mediante o contato direto da “taser” com o agressor ou pelo lançamento de dardos energizados a uma distância de até sete metros – no caso do modelo adquirido pelo Tribunal –, tarefa facilitada por uma mira laser. A arma possui um chip de memória que armazena o histórico de sua utilização, possibilitando a identificação de quem realizou cada disparo e quando isso se deu. Além disso, nos disparos a distância, cada cartucho da “taser”, ao ser deflagrado, libera cerca de 40 “confetes”, cada um com o mesmo número de série do cartucho, o que também permite identificar quem acionou a arma, além de possibilitar a definição da direção do disparo e do local de onde ele foi feito.

Unidade Responsável:
Comunicação Social