Agentes participam de estágio prático de condução de veículos na Escola Superior de Soldados da PM
Por José Francisco Turco
Seis agentes de segurança da 15ª participaram no último dia 9 de setembro de Estágio Prático de Condução de Veículos Oficiais, patrocinado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. O treinamento, que aconteceu na Escola Superior de Soldados em Pirituba (Distrito da capital paulista), complementou com atividades práticas a formação teórica que já havia sido ministrada a agentes do TRT durante curso de atualização profissional, concluído em agosto passado.
Os servidores que participaram do treinamento de campo em São Paulo foram Harley Franz Turatti, Jenner Eduardo dos Santos, José Gaspar e Marco Ceolin, do Setor de Transportes; além de David Messias dos Santos Júnior e Petrônio Alves da Cruz, do Setor Segurança. Para a atividade, os agentes utilizaram veículos modelo Gol, da frota do Regional. A utilização de carros dos órgãos que participam da atividade de formação é uma exigência da Polícia Militar, que oferece gratuitamente o curso.
Segundo o Assessor de Segurança e Transportes do Tribunal, tenente-coronel Eugênio Pacelli Castro, os participantes tiveram aulas de direção evasiva e defensiva, entre outras práticas. Ele ressaltou a importância do intercâmbio para o complemento da formação dos profissionais que atuam na área. Para participar das atividades, os agentes pernoitaram na unidade militar, onde os veículos ficaram guardados, durante a noite. O curso, ministrado no período matutino, teve início às 7 h.
Formação continuada
No último dia 10 de setembro, 32 dos 58 formandos do Curso de Atualização Profissional do Programa de Capacitação Permanente dos Agentes de Segurança Judiciária do Tribunal receberam o diploma, na sede do TRT, em Campinas, em cerimônia conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. Esses servidores atuam nas áreas de segurança e de transportes nas Sedes Administrativa e Judicial do TRT e em alguns dos principais Fóruns Trabalhistas da 15ª.
A formação continuada em segurança promovida pelo Regional atende ao disposto no artigo 17 da Lei 11.416, de 2006, que obriga os tribunais estaduais e federais do País a realizar programas de reciclagem e capacitação permanente dos seus agentes de segurança judiciária, num total de pelo menos 30 horas/aula por ano. A legislação prevê que sejam desenvolvidas ações de capacitação em serviços de inteligência e na segurança de pessoas, informações, autoridades e patrimônio, além de outras.
- 5 visualizações