Alunos da Metrocamp conhecem a estrutura e o funcionamento do TRT
Por Luiz Manoel Guimarães, colaboraram Fernanda Rodriguez e Pedro Garcia
Na tarde desta quarta-feira, 10 de novembro, cerca de 30 estudantes de Direito das Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas visitaram o edifício-sede do TRT da 15ª, no Centro de Campinas. Acompanhados pelo professor Moysés André Bittar, os alunos conheceram o Plenário Ministro Coqueijo Costa, onde têm lugar as sessões do Tribunal Pleno, do Órgão Especial e das Seções Especializadas da Corte.
No Plenário, os estudantes receberam as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, que frisou a importância do Regional, o segundo maior Tribunal Trabalhista do País e a única Corte brasileira não sediada em capital. Nivaldo destacou a vasta jurisprudência produzida no TRT, a quem são submetidas ações originadas em setores os mais diversos da economia, como, por exemplo, a agropecuária e a indústria automobilística ou aeronáutica.
Antes do início da sessão da Seção de Dissídios Coletivos (SDC), presidida na ocasião pelo vice-presidente administrativo do Tribunal, desembargador Luiz Antonio Lazarim, os futuros bacharéis ouviram do magistrado uma breve exposição sobre o funcionamento da sessão.
Após uma parada para um coffee break, oferecido pela Escola Judicial, que organizou a visita, o grupo subiu ao 15º andar para conhecer a Presidência da Corte. Lá foram recebidos novamente pelo secretário-geral e também pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, que representaram o presidente, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. O desembargador se encontrava em Araçatuba, em reunião com os juízes daquela Circunscrição.
Encerrando a visita, os estudantes se deslocaram à sede administrativa do Regional, também no Centro de Campinas, para conhecer o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT.
- 7 visualizações