Atuação da 15ª é reconhecida pelo Legislativo municipal de São José dos Campos

Conteúdo da Notícia

Câmara de Vereadores da cidade presta homenagem aos desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper, Susana Graciela Santiso e Dagoberto Nishina de Azevedo

Por Patrícia Campos de Sousa

São José do Campos, sede do importante polo econômico do Vale do Paraíba, se prepara para homenagear três desembargadores do TRT da 15ª Região, pela atuação em prol da pacificação dos conflitos trabalhistas. No último dia 2 de setembro, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou, por unanimidade, decretos legislativos de autoria do vereador Walter Hayashi (PSB), autorizando a concessão, respectivamente, do título de Cidadão Joseense à desembargadora Susana Graciela Santiso, da 3ª Câmara do Tribunal, e da “Medalha Cassiano Ricardo” ao corregedor regional, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper. Em sessão realizada em 1º de julho, o Legislativo municipal já havia aprovado a concessão da Medalha ao recém-empossado desembargador da 15ª Dagoberto Nishina de Azevedo, que por mais de 15 anos esteve à frente do Judiciário Trabalhista local. Como diretor do Fórum Trabalhista de São José dos Campos à época, o magistrado presidiu a construção da sede própria do Fórum, inaugurada em 29 de novembro de 2002, na Rua David Barrilli. A solenidade para entrega das homenagens ainda não tem data marcada.

Segundo dados recentes do Ministério do Trabalho e Emprego, São José dos Campos concentra 23.659 unidades industriais, 12.806 estabelecimentos comerciais e 12.110 unidades de serviço. O município se destaca pelo número de demandas trabalhistas recebidas. De acordo com o Serviço de Estatística e Informações do TRT da 15ª, as cinco Varas do Trabalho que compõem o Judiciário Trabalhista na cidade receberam, de janeiro a junho de 2010, um total de 3.513 processos, tendo solucionado, no mesmo período, 3.864 feitos.

Os homenageados

O desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper foi titular da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ), atual Vara do Trabalho, de São José dos Campos de janeiro de 1988 a julho de 1993, quando assumiu a presidência da 3ª JCJ local. Desde então, passou a ser convocado para substituir os titulares do Tribunal, sendo promovido a desembargador em 1998. Em novembro deste ano, em reconhecimento aos serviços prestados à Justiça do Trabalho de São José, recebeu o título de Cidadão Joseense da Câmara Municipal. Professor universitário por quase vinte anos, Cooper foi ainda coordenador (2005-2006) e diretor (2006-2008) da Escola Judicial do TRT da 15ª, elegendo-se corregedor regional da Corte para o biênio 2008-2010.

A desembargadora Susana Graciela Santiso ingressou na Magistratura do Trabalho da 15ª em 1988, aprovada no primeiro concurso público para juiz substituto do recém-criado regional trabalhista. Foi titular da JCJ de Jaboticabal de 1990 a 1992, quando passou a presidir a 2ª JCJ de São José dos Campos. Em 1993 assumiu a titularidade da 4ª JCJ da cidade, cargo que deixou em 1997, para assumir a presidência da 7ª JCJ de Campinas. Dirigiu o Fórum Trabalhista de Campinas de 2006 até abril de 2008, quando foi promovida a desembargadora da Corte.

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Taubaté, Dagoberto Nishina de Azevedo ingressou em 1990 na Magistratura do Trabalho da 2ª Região (Grande São Paulo e Baixada Santista), transferindo-se no mesmo ano, por permuta, para a 15ª. Promovido a titular da 2ª JCJ de Ribeirão Preto em 1993, assumiu em janeiro de 1995 a titularidade da 1ª JCJ de São José dos Campos, cargo que exerceu até maio de 2005, quando passou a presidir a 5ª Vara do Trabalho da cidade. Pelos relevantes serviços prestados a São José, recebeu, em maio de 2004, o titulo de Cidadão Joseense da Câmara Municipal. Em junho de 2010 foi promovido a desembargador do TRT da 15ª.

Unidade Responsável:
Comunicação Social