Cerca de 70 alunos de Campinas e de Ribeirão Preto participam da primeira visita de estudantes de 2010

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Cerca de 70 alunos da Universidade Paulista (Unip) de Ribeirão Preto e da Faculdade Comunitária de Campinas (FAC) visitaram a sede do TRT da 15ª Região, em Campinas, nesta quarta-feira (24/3). Acompanhando os visitantes vieram, pela Unip, os professores Renato Henry Sant’Anna, que é juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), e Luiz Vicente Ribeiro Corrêa, ex-presidente da Subseção ribeirão-pretana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Pela FAC veio o professor André Meschiatti Nogueira.

O evento teve início no Plenário do TRT, no 1° andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, onde os estudantes, recepcionados por servidores da Escola Judicial, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal, foram municiados com material informativo sobre a composição, organização e funcionamento da 15ª. Em seguida, no mesmo local, receberam as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, que enfatizou o fato de os alunos estarem tendo a oportunidade de visitar uma das mais importantes Cortes do País. O secretário-geral também lembrou que o grupo estava participando da primeira visita de estudantes posterior à inauguração das novas instalações do Plenário Ministro Coqueijo Costa. Ele informou ainda que a última etapa das obras do 1º andar do Tribunal foi entregue na semana que antecedeu a visita.

Minutos antes do início de uma sessão da 2ª Seção de Dissídios Individuais (SDI-2), os visitantes puderam participar de uma breve e informal exposição do vice-presidente judicial do TRT e presidente da Seção, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella. O magistrado explicou vários dos procedimentos que norteiam os julgamentos das ações rescisórias, especialidade da SDI-2. Zanella reiterou a satisfação que sente em receber os futuros profissionais do Direito e ressaltou a boa vontade dos professores que se empenham em oferecer essa oportunidade a seus alunos.

Após a sessão, houve uma pausa para o coffee break. Logo em seguida os estudantes participaram de um encontro com o diretor e com o vice-diretor da Escola Judicial, respectivamente os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos e Fernando da Silva Borges. Na ocasião, Lorival destacou que o Tribunal “está e sempre estará aberto a receber os futuros bacharéis”. Enquanto delineava as diversas atividades da Escola – entre elas a promoção de seminários, cursos e congressos –, o diretor aproveitou para convidar os alunos e professores para participarem do 10º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, que será realizado em Paulínia, nos dias 30 de junho e 1º de julho. Fernando Borges, por sua vez, parabenizou os professores pela iniciativa, que, segundo ele, proporciona “uma troca importantíssima”.

O grupo conheceu ainda a Biblioteca do TRT, também vinculada à Escola Judicial, onde foi presenteado com vários periódicos – revistas de tribunais e outras publicações jurídicas e técnicas – , que até então eram mantidos em duplicidade no acervo. Encerrando o roteiro, os visitantes subiram ao 15° andar, para conhecer a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência e do gabinete do presidente, além do Salão Nobre. Eles foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, e pelo secretário-geral, que representavam o presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. O presidente da 15ª se encontrava em Brasília, participando de sessão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Unidade Responsável:
Comunicação Social