CESP e eletricitários fecham acordo após mediação do TRT
Por José Francisco Turco
Durante audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (5/8), na sede do TRT da 15ª Região, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas e a Companhia Energética de São Paulo (CESP) informaram ao vice-presidente administrativo do Tribunal, desembargador Luiz Antonio Lazarim, a celebração de Acordo Coletivo de Trabalho. Dessa forma a entidade sindical desistiu do dissídio coletivo de natureza econômica e a empresa, por sua vez, também abriu mão do dissídio coletivo de greve. Até então, ambas as ações estavam em andamento na Corte Trabalhista sediada em Campinas. Com o pedido de desistência, os processos não irão a julgamento na Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do Regional. O acordo foi homologado na própria audiência pelo vice-presidente administrativo.
Em 28 de julho passado, durante a primeira tentativa de conciliação do dissídio de greve, os trabalhadores concordaram em suspender o início do movimento grevista, a partir de proposta do desembargador Lazarim, mantendo apenas o estado de greve.
Na ocasião, o desembargador propôs ainda que novas reuniões diretas de conciliação fossem realizadas pelas partes, sendo que a primeira delas aconteceu logo no dia 29/07. Também naquela audiência, tendo em vista a suspensão do início da greve, foi suspensa a liminar anteriormente concedida pelo magistrado, dispondo sobre limites em caso de efetiva paralisação. A suspensão, segundo Lazarim, visou “dar melhor clima às negociações diretas.” (Processo 0012034-19.2010.5.15.0000 DCG)
- 15 visualizações