Comissão Ambiental do TRT alerta para a urgência da preservação do meio ambiente

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

Em palestra que encerrou o primeiro dia do Curso de Desenvolvimento Gerencial 2010, nesta segunda, 17, a presidente da Comissão Ambiental do TRT da 15ª Região, Regina Célia Ramires Chiminazzo, alertou os cerca de 150 participantes do evento para a urgência em se adotar como prioridade a preservação do meio ambiente. Regina apresentou dados do trabalho da Comissão, cuja supervisão compete ao desembargador Luiz Roberto Nunes, da 1ª Câmara do Tribunal, e revelou também números que mostram a necessidade de se reverter no curto prazo o processo de degradação do planeta.

Formada em 2007, a Comissão Ambiental é composta por seis servidores de diferentes áreas do TRT. Entre as medidas de preservação já adotadas na Corte estão a coleta seletiva de resíduos recicláveis em todas as unidades de 1ª e de 2ª instância, com a doação do material para cooperativas de catadores; a instalação de recipientes para coleta de pilhas e baterias usadas na sede do Tribunal e no Fórum Trabalhista de Campinas, material posteriormente recolhido por um órgão da Prefeitura da cidade; a instalação de torneiras e vasos sanitários que propiciam a redução do consumo de água; e a adoção do papel não clorado (reciclado) em todas as atividades da Corte em que ainda não seja possível dispensar o uso de papel, com a instituição da impressão frente e verso – iniciativa que, segundo a Comissão, propiciou a economia imediata de 30% no papel utilizado na sede da Corte.

Além disso, a Comissão está incentivando a reutilização de folhas de papel que tenham pelo menos uma face não usada. Na Secretaria Judiciária, afirmou Regina, que é diretora dessa unidade do Tribunal, já estão sendo reaproveitadas inclusive as capas de processo em que ocorre algum erro na autuação. “Usamos o verso dessas capas para novas autuações mesmo, finalidade desse papel feito em cartolina, um material caro. Antes essas capas eram recortadas e viravam bloquinhos, o tipo de coisa que podemos fazer com material menos nobre.”

Entre as 10 metas nacionais de nivelamento fixadas pelas e para as 91 Cortes do País no 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em fevereiro deste ano em São Paulo, a Meta 6 preconiza a redução, em 2010, em pelo menos 2% do consumo per capita de energia elétrica, telefonia, papel, água e combustível, em relação ao gasto ocorrido no ano passado. Por sua vez, o Plano Estratégico do TRT da 15ª prevê a diminuição do consumo per capita de papel e telefonia no Regional em 60% e 25%, respectivamente, até 2014, também na comparação com 2009. Já o consumo per capita de água e energia elétrica deverá ser reduzido em 15%, no mesmo período. A Meta 23 do Plano Estratégico do Tribunal visa implantar, nos cinco anos de vigência do Plano, 20 ações de responsabilidade social e ambiental, alinhando a Corte “às diretrizes mundiais de preservação do meio ambiente”.

Alerta

Regina Célia incluiu em sua palestra dados sobre o consumo mundial de alguns materiais e produtos. Os números impressionam. A cada cinco minutos, são usadas cerca de 15 milhões de folhas de papel e aproximadamente dois milhões de garrafas plásticas. Anualmente o mundo ainda produz seis bilhões de pilhas, embora já existam as recarregáveis. Quarenta milhões de copos descartáveis são consumidos diariamente, e bastam 30 segundos para que 106 mil latas de alumínio virem lixo ou, com sorte, material reciclável, e cinco para que 60 mil sacolas plásticas sejam consumidas. Somente a energia desperdiçada ou usada de forma ineficiente (computadores em modo de espera, por exemplo) num único dia equivale ao consumo de 320 mil lâmpadas. Em apenas oito horas, são realizados 11 mil voos comerciais.

Segundo Regina, projeções feitas por pesquisadores e cientistas ambientais mostram que, se o consumo continuar no ritmo atual, em 2050 precisaremos de dois planetas Terra.

A água merece um capítulo à parte. Apenas 3% dela é potável no mundo. Ainda assim, enquanto o consumo diário de água recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 40 litros por pessoa, cada habitante dos Estados Unidos gasta em média 375 litros diariamente. Embora menos gastão, o brasileiro ainda está cinco vezes acima do consumo recomendado pela OMS. Na Etiópia, por outro lado, são consumidos apenas 9 litros per capita por dia. Segundo reportagem publicada na edição de abril deste ano na revista National Geographic, mulheres do Norte do Quênia gastam de cinco a oito horas a cada dia para buscar água, transportada em galões que chegam a pesar 23 quilos. Barrento, o líquido é usado nas plantações, mas também para cozinhar.

Gestão de pessoas e de processos

Promovido pela Diretoria de Pessoal do TRT da 15ª, o Curso de Desenvolvimento Gerencial 2010 termina nesta terça, 18. Dirigido a servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região que ocupam cargo de direção, assessoramento ou chefia, o curso tem como tema central a gestão de pessoas e de processos e está sendo realizado no Hotel Nacional Inn, em Campinas.

A programação de hoje incluiu, logo na abertura das atividades, uma palestra do psicólogo Ivan Capelatto, sobre “O sujeito humano e sua condição de conviver e lidar com conflitos: a família, o trabalho e a sociedade”. O encerramento do curso ficará a cargo do professor Regis de Morais, que tratará do tema “Sociedade, fluxo comunicacional e ética em equipes de trabalho”, a partir das 16 horas.

Nos dias 7 e 8 de junho próximo o curso será novamente realizado, para um segundo grupo de 150 servidores.

Unidade Responsável:
Comunicação Social