Concurso para ingresso na Magistratura da 15ª: todos os 24 candidatos são aprovados na prova oral

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

Todos os 24 candidatos que prestaram a prova oral do XXIV Concurso para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 15ª Região, realizada ao longo da última semana, obtiveram média igual ou superior à mínima, de seis pontos, requisito para a conquista do cargo de juiz do trabalho substituto do Regional. Os aprovados representam aproximadamente 0,7% dos 3.500 candidatos que fizeram a primeira prova do concurso, em março deste ano.

Os resultados foram anunciados no final da tarde desta sexta-feira (1º/10), no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, pela banca examinadora da prova, composta pelo ministro Pedro Paulo Teixeira Manus (presidente da banca), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelo corregedor regional da 15ª, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, e pelo advogado Romeu Gonçalves Bicalho, representante da OAB. A classificação final será divulgada após a avaliação dos títulos acadêmicos dos candidatos, última fase do certame. Os novos juízes devem tomar posse ainda este ano.

Antes do anúncio dos resultados, o presidente do TRT, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, congratulou os candidatos pelo esforço e determinação em participar de processo seletivo tão exigente e concorrido. O magistrado agradeceu aos integrantes da banca examinadora, que, durante uma semana, afastaram-se de seus afazeres cotidianos para auxiliar o TRT na difícil tarefa de escolha dos novos magistrados da 15ª. Sotero disse sentir-se especialmente honrado com a colaboração do ministro Teixeira Manus, que gentilmente aceitou o convite do presidente do TRT para presidir os trabalhos desta que é considerada a fase mais difícil do concurso. “A presença do ministro entre nós demonstra sua dedicação à Magistratura Trabalhista e seu carinho para com a 15ª Região. Não temos como pagar isso”, disse o desembargador. Sotero aproveitou a ocasião para parabenizar a equipe que conduziu o processo seletivo, liderada pela servidora Celia Maria Ovigli.

O corregedor regional também elogiou a forma como o exame foi conduzido pelo ministro Teixeira Manus, que “procurou deixar os candidatos calmos, para fazer a melhor prova possível”. Cooper destacou ainda a participação do representante da OAB, “pessoa de grande sensibilidade e cultura jurídica, sempre disposto a colaborar com a 15ª”. Por fim, parabenizou os aprovados pela vitória alcançada.

“Procurei conduzir o processo tendo em conta que o artista é quem faz a prova. A banca é só a ‘escada’. Todos os aprovados estão plenamente capacitados ao exercício do cargo que, com seu mérito, acabam de conquistar”, avaliou Teixeira Manus. O ministro confessou também estar muito gratificado em poder colaborar com a seleção dos futuros juízes da 15ª.

Abaixo, segue a lista dos aprovados, em ordem alfabética:

Adenilson Brito Fernandes

Andressa Venturi da Cunha Weber

Caio Rodrigues Martins Passos

Elias Terukiyo Kubo

Fernanda Amabile Marinho de Souza

Francieli Pissoli

Francisco José dos Santos Junior

Gabriela Lenz de Lacerda

Gothardo Rodrigues Backx Van Buggenhout

Laura Rodrigues Benda

Levi Pereira de Oliveira

Liana Maria Freitas de Sá Cavalcante

Luís Guilherme Bueno Bonin

Maria Lucia Ribeiro Morando

Natalia Scassiotta Neves Antoniassi

Patrícia Caroline Silva Abrão

Rafael Moreira de Abreu

Roberta Confetti Gatsios Amstalden

Rosério Firmo

Samuel Batista de Sá

Sibele Rosi Moleta

Sofia Lima Dutra

Vanessa Maria Sampaio Lopes Villanova

Zilah Ramires Ferreira Siqueira

Unidade Responsável:
Comunicação Social