Confiança e satisfação do jurisdicionado

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Aurete Nicolodi Zurdo

O Plano Estratégico deste Tribunal tem como visão de futuro, ser reconhecido pela sociedade como justiça célere, efetiva e de qualidade. O prazo para a concretização deste objetivo é até o ano de 2014.

Para o alcance do resultado, é preciso que, de modo geral, os demais objetivos do plano se concretizem. Por este motivo, as metas ligadas à visão de futuro não são numeradas: seu resultado reflete o panorama geral da execução de todo o planejamento do órgão.

Confiança

É imprescindível que os serviços ofertados à Sociedade pelos órgãos públicos sejam confiáveis. É esperado que os agentes públicos sirvam lealmente ao interesse público, administrem apropriadamente os recursos do erário e observem a civilidade e o zelo no atendimento à população.

Quando existe confiança na prestação dos serviços públicos, cria-se no país um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e fortalecimento da democracia.

A OECD – Organisation for Economic Co-Operation and Development, organismo internacional que tem por missão ajudar o crescimento econômico sustentável no panorama da economia mundial, preconiza que são oito os valores fundamentais para o desenvolvimento da confiança da Sociedade nas instituições públicas, listados por sua ordem de relevância: imparcialidade, legalidade, integridade, eficiência, transparência, responsabilidade, igualdade e justiça.

É exatamente neste sentido que o Plano Estratégico deste Tribunal está alinhado.

Satisfação

Os valores fundamentais internacionalmente reconhecidos, assim como os atributos de valor para a Sociedade, expressos no Plano deste Órgão (acessibilidade, celeridade, efetividade, eficiência, ética, inovação, qualidade, responsabilidade social e ambiental, transparência e valorização das pessoas) estão intrinsecamente ligados ao atendimento prestado pelas diversas unidades deste Tribunal, seja das instâncias judiciais ou administrativa.

Uma informação incompleta, insatisfatória ou mesmo equivocada, assim como a existência de atendimento inadequado aos cidadãos invoca a percepção de insatisfação e desconfiança.

Na pesquisa citada, realizada por este Tribunal, especificamente junto à sua população jurisdicionada que acessa a página eletrônica, a satisfação com o atendimento prestado não alcançou uma linha de base consistente. Deste modo, partiu-se do índice de confiança (50%), com a diretriz de oferecer, nas pesquisas futuras, questionamentos mais direcionados à satisfação no atendimento, resultados que revelarão os pontos que exigirão maior atenção e empenho nas ações estratégicas.

Assim, evidencia-se a importância da execução do plano estratégico e do cumprimento das metas previstas: a melhoria da imagem institucional e da confiança da Sociedade na Justiça Trabalhista da 15ª Região. E, ainda que cada magistrado e servidor não tenha a possibilidade de reverter, sozinho, o quadro que ora se apresenta, é certo que somente uma mudança de atitude e da forma de trabalho até hoje utilizadas poderão resultar em melhoria da confiança e da satisfação do usuário da Justiça do Trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social