Convênio garante prática profissional pedagógica de perícias médicas judiciais
Por Nídia Martins
Depois de unir-se à Universidade Camilo Castelo Branco para implantação do primeiro curso de pós-graduação em Perícia Médica na região, a Santa Casa de Piracicaba assina termo de cooperação técnico profissional com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região para garantir aos peritos médicos a realização de perícias judiciais em processos trabalhistas selecionados pelo TRT15.
O documento que garante a prática profissional pedagógica aos pós-graduandos em Perícia Médica será assinado na sede do TRT em Campinas nesta sexta-feira (10), pelo desembargador federal do trabalho, Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, presidente do TRT; pelo reitor da Unicastelo, José Carlos Petterossi Imparato; e pelo provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão. “O TRT indicará os peritos médicos disponíveis aos juizes trabalhistas de primeira instância, para nomeação dos profissionais para a prática pericial em até trinta dias, a partir da data da assinatura do presente termo”, informa o provedor.
O médico Rubens Cenci Motta, coordenador local dos cursos de pós-graduação pela Unicastelo, explica que, por exigência curricular, os peritos médicos dedicarão pelo menos 390 horas à prática pericial para conclusão do curso e obtenção da certificação de especialista. “Esta carga horária equivale a 15 laudos por aluno, já que cada atividade pericial corresponderá a 26 horas de prática profissional”, esclarece.
Na avaliação de Sotero da Silva, o envolvimento da Unicastelo e da Santa Casa são fundamentais para o sucesso dessa pioneira iniciativa. “São duas instituições sérias que têm demonstrado compromisso com a oferta de bons serviços médicos e que, certamente, contribuirão para amenizar o problema que temos enfrentado com o número reduzido de peritos judiciais”, analisou o desembargador. Sotero da Silva ressaltou ainda que este modelo de parceria poderá ser ampliado para Campinas e região e arrematou que o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região continuará buscando parcerias que melhorem a prestação de serviço ao cidadão, tornando a justiça mais rápida e efetiva.
- 4 visualizações