Desembargadora Tereza Asta representa o Tribunal na inauguração do Núcleo do TRT-CE
Por Luiz Manoel Guimarães, com informações da Assessoria de Imprensa do TRT da 7ª Região
A presidente da 1ª Turma do TRT da 15ª Região, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, representou a Corte no último dia 8 de abril, na solenidade de inauguração do Núcleo de Estudos e Pesquisas do TRT da 7ª Região (CE). O evento foi realizado na sede do Tribunal, em Fortaleza, durante reunião do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho. Espaço destinado a pesquisas sobre as relações entre empregadores e trabalhadores, o Núcleo tem como objetivo estimular a produção de conhecimento sobre questões discutidas na Justiça Trabalhista.
O acervo já começa com cerca de 900 processos históricos da Justiça Trabalhista cearense, além de aproximadamente cinco mil livros, objetos e obras raras, como a 1ª edição da Consolidação das Leis do Trabalho, publicada em 1943. “O trabalho de preservação da memória da Justiça do Trabalho tem uma grande importância para toda a população. Essa importância atribuída à memória pode ser percebida na Constituição, em seu artigo 216”, afirmou o presidente do TRT cearense, desembargador José Antonio Parente da Silva, durante a solenidade.
Para a presidente do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, desembargadora Magda Biavaschi, “reconhecer o dever de preservar documentos públicos tem um papel fundamental para garantir ao cidadão acesso ao Judiciário. Esses documentos são fontes para podermos reescrever a história dos brasileiros”.
O TRT-CE publicou um guia que orienta o cidadão sobre a organização do acervo. O Núcleo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Avenida Santos Dumont, 3.384, Anexo II, Térreo. Além de consultar o acervo, a população também poderá participar de um grupo de estudos sobre a Justiça do Trabalho, que se reunirá sempre na última sexta-feira de cada mês.
- 1 visualização