Estudantes de Direito de Indaiatuba e Itapetininga conhecem a estrutura e o funcionamento do TRT
Por Patrícia Campos de Sousa e Pedro Garcia
Na tarde desta quarta-feira (27/10), cerca de 70 estudantes de Direito da Faculdade Max Planck, de Indaiatuba, e do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior (IIES) visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, no centro de Campinas. Recepcionados pela servidora Andréa Vale Maia Magnusson, da Escola Judicial do Tribunal, os alunos conheceram o novo Plenário Ministro Coqueijo Costa, inaugurado em novembro de 2009, onde têm lugar as sessões do Pleno, do Órgão Especial e das seções especializadas da Corte.
No Plenário, os estudantes receberam as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, que frisou a importância do Regional, o segundo maior Tribunal Trabalhista do País e a única Corte brasileira não sediada em capital. Após, os visitantes assistiram ao vídeo institucional do TRT.
Antes do início da sessão da 3ª Seção de Dissídios Individuais (SDI), presidida pelo vice-presidente judicial do Tribunal, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, os futuros bacharéis ouviram uma breve exposição do magistrado sobre o funcionamento de uma sessão de julgamento. Zanella destacou também a importância do acompanhamento desse tipo de evento na formação do estudante de Direito.
“A visita ao Tribunal é importante, pois os alunos podem acompanhar na prática aquilo que aprendem na teoria”, afirmou a professora de Direito Civil da IIES e coordenadora do Curso de Direito, Lorelei Mori de Oliveira, que acompanhou os estudantes na visita, juntamente com o professor de Direito Processual Civil, Ederaldo Paulo da Silva, supervisor do Núcleo de Prática Jurídica e Escritório de Assistência Jurídica. Já para o professor de Direito Constitucional da Faculdade Max Planck, Rodrigo Pires da Cunha Boldrini, “a visita a um Tribunal que tem uma atividade tão elevada e funciona tão bem é uma experiência ímpar”. Boldrini é diretor do Curso de Direito da instituição. Além dele, os alunos de Indaiatuba foram acompanhados pelo professor de Direito, Processo e Prática do Trabalho, Fábio Resende Nardon.
Encerrada a sessão, por volta das 15 h, os visitantes apreciaram um coffee break oferecido pela Escola Judicial, instalada no 3º andar do edifício-sede do Regional. Em seguida, subiram ao 15º pavimento para conversar com o presidente do TRT, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. O magistrado parabenizou os professores e estudantes pelo interesse em conhecer de perto as atividades da Corte, falou um pouco do trabalho que realiza à frente da instituição e disse esperar reencontrá-los em breve no Tribunal, como magistrados ou servidores.
Encerrando a visita, os estudantes se deslocaram à Sede Administrativa do Regional, também no Centro de Campinas, para conhecer o Centro de Memória, Arquivo e Cultura do TRT.
- 3 visualizações