Gestão estratégica no Judiciário: CNJ certifica o cumprimento da Meta 1 pelo TRT
Íntegra do Plano Estratégico do Tribunal já está disponível no portal do Conselho na Internet
Por Luiz Manoel Guimarães
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) certificou em seu portal na Internet – www.cnj.jus.br – o cumprimento, pelo TRT da 15ª Região, da primeira das 10 Metas de Nivelamento estabelecidas pelo e para o Poder Judiciário brasileiro em fevereiro passado, no 2º Encontro Nacional do Judiciário (Belo Horizonte). A Meta 1 preconiza que cada uma das 91 cortes brasileiras deverá “desenvolver e/ou alinhar planejamento estratégico plurianual (mínimo de cinco anos) aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação no Tribunal Pleno ou Órgão Especial”. O Plano Estratégico Plurianual (2010-2014) do TRT da 15ª foi aprovado pelo Regional, em sua composição plena, em 17 de dezembro passado.
O CNJ colocou à disposição do público em seu portal a íntegra do Plano do TRT, no link Gestão e Planejamento, à esquerda da página principal do site (clicando a seguir em “Meta 1 - Tribunais e Conselhos alinhados à estratégia nacional”). São 57 páginas em que estão traçados objetivos arrojados, com a missão de consolidar a imagem do Tribunal como órgão promotor de justiça célere, efetiva e de qualidade. Entre as metas estão aproximar ainda mais a Justiça do Trabalho da população e fomentar ações de responsabilidade social e ambiental, iniciativas que receberam grande impulso na Corte já em 2009.
O Plano Estratégico do TRT foi elaborado no I Encontro de Gestão Estratégica do Tribunal, realizado em 26 e 27 de outubro de 2009 com a participação de desembargadores, juízes e servidores do Regional. O documento está em consonância não só com as Resoluções 49 e 70 do CNJ, mas também com as orientações traçadas no I Encontro de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) entre os dias 9 e 11 de setembro passado.
Em termos estatísticos, o Plano propõe, por exemplo, que ao final de 2014 pelo menos 90% dos processos recebidos na 1ª Instância da 15ª já sejam resolvidos no prazo de até um ano. O mesmo percentual é pretendido para o chamado “índice de atendimento à execução”, que registra a parcela de processos nessa fase finalizados em relação às execuções novas.
Nas iniciativas de preservação ambiental, o Plano do TRT prevê o estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas para a adoção de medidas protetivas do meio ambiente. Internamente, o Tribunal pretende obter, nos próximos cinco anos, uma redução de 90% no consumo de papel, 48% no de água e de energia e 56% no de telefonia, em relação ao gasto atual.
Para acessar a matéria publicada no portal do TRT com mais informações a respeito do Plano Estratégico Plurianual da Corte clique aqui.
- 2 visualizações