Prefeitura de Araraquara e sindicato dos servidores se reúnem na quinta para negociar fim da greve

Conteúdo da Notícia

Proposta de retorno imediato ao trabalho será discutida pelos grevistas em assembleia nesta quarta, 6; audiência de conciliação no TRT prossegue no dia 13, às 16 horas

Por Patrícia Campos de Sousa

Reunidos hoje (5/10) em audiência de conciliação no TRT da 15ª Região, presidida pelo desembargador Luiz Antonio Lazarim, vice-presidente administrativo da Corte, representantes do Município de Araraquara e do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) concordaram em iniciar negociações visando ao fim da greve da categoria, iniciada em 28 de agosto. Nesta quarta, 6, os grevistas fazem assembleia para decidir sobre a proposta apresentada pelo desembargador Lazarim de suspensão do movimento até que seja alcançada a conciliação. Na quinta, 7, às 14h30, o Sindicato se reúne com representantes do Município na sede da Prefeitura. Independente dos resultados da assembleia e da reunião de quinta-feira, as partes foram convocadas para o prosseguimento da audiência de conciliação no Tribunal, marcado para o dia 13, às 16 horas.

A paralisação foi motivada pela decisão da Prefeitura de reduzir de seis para três o número de faltas anuais abonadas aos servidores, em desrespeito ao que fora acordado durante a negociação do dissídio coletivo da categoria, em maio deste ano. A administração do Município alega que, após o acordo, foi constatado grande aumento do número de faltas, principalmente depois dos feriados, o que estaria acarretando significativos prejuízos na prestação dos serviços públicos essenciais, sobretudo educacionais.

Em respeito ao direito da sociedade usuária dos serviços públicos do Município de Araraquara, o desembargador Lazarim deferiu, no último dia 29, liminar requerida pela Prefeitura determinando a manutenção de pelo menos um terço dos servidores em cada posto de serviço das atividades essenciais, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil pela parte que descumprir a ordem, em favor de um fundo ou instituição a ser oportunamente indicado.

Unidade Responsável:
Comunicação Social