Tem início na Escola Judicial do TRT da 15ª o XX Curso de Formação Inicial para juízes substitutos
Turma é formada pelo grupo de 24 magistrados que tomaram posse nesta sexta-feira, 26/11
Solenidade de abertura contou com a presença do presidente eleito do Tribunal para o biênio 2010-2012, desembargador Renato Buratto
Por Luiz Manoel Guimarães
Os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos e Fernando da Silva Borges, diretor e vice-diretor da Escola Judicial do TRT da 15ª Região, deram início na manhã de hoje, 29 de novembro, ao XX Curso de Formação Inicial Básica para Juízes do Trabalho Substitutos da 15ª, dirigido aos 24 magistrados que tomaram posse na última sexta-feira, 26. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente eleito do Tribunal para o biênio 2010-2012, desembargador Renato Buratto.
Numa fala em tom informal, o diretor da Escola ressaltou aos novos colegas a importância de saber lidar com equilíbrio com as prerrogativas do cargo. Dentre os pontos do programa do Curso, o desembargador destacou os relacionados à execução, “o calcanhar de aquiles do processo trabalhista”, comparou Lorival. “Até há pouco tempo o juiz do trabalho priorizava muito a fase de cognição, preocupava-se essencialmente em instruir e julgar. Hoje isso mudou. Vivemos uma era em que é preciso lançar um novo olhar sobre o processo, com uma dedicação direta, e especial mesmo, até, eu diria, do juiz à fase de execução.”
Por sua vez, o desembargador Renato Buratto, além de saudar os novos magistrados, enfatizou a qualidade do trabalho desenvolvido pela Escola Judicial. “No encerramento da correição realizada na semana passada, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho fez questão de assinalar a excelência do trabalho da Escola. O ministro Carlos Alberto Reis de Paula, inclusive, colocou a Escola Judicial do TRT da 15ª entre as três melhores do País”, sublinhou o presidente eleito do Regional.
- 1 visualização