Terceirizados do TRT comemoram nesta quarta a conclusão dos cursos de Português e Informática

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Os 75 colaboradores terceirizados que prestam serviço no TRT da 15ª Região e que fizeram os cursos de Português e Informática oferecidos pelo Tribunal recebem nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o certificado de conclusão de curso, em meio a uma festa de confraternização. O evento será realizado inclusive com a participação do presidente do Regional, Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, no auditório do 1º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas.

Ao todo foram três meses de curso, com aulas ministradas semanalmente por cinco servidores do Tribunal, totalizando 24h (Informática) e 25h (Aperfeiçoamento Linguístico). A iniciativa foi da Presidência do Regional.

A procura maior foi pelo curso de Informática, ministrado na Escola Judicial do TRT, no 3º andar do edificío-sede. Ao todo foram 102 inscritos, mas o grupo acabou restrito a 44 participantes, considerando-se a quantidade de 22 computadores disponíveis. Ao longo do curso, apenas 9 desistiram.

O curso de Português (Aperfeiçoamento Linguístico) não teve restrição de vagas. A procura inicial foi de 48 inscritos. O curso foi ministrado no auditório do 1º andar da sede administrativa da Corte, às terças e quintas-feiras, das 11h às 12h. Dos 48 iniciais, somente oito desistiram ao longo do período.

O objetivo dos cursos foi o de promover a funcionários terceirizados, com nível de escolaridade de ensino médio, maior inserção social, além de habilidades intelectuais para possível crescimento profissional e econômico.

Os cursos

O curso de Informática abrangeu noções básicas com objetivo de promover a inclusão digital dos trabalhadores. Os idealizadores esperavam capacitar os alunos para compreender os princípios básicos do funcionamento dos computadores, utilizar os aplicativos mais comuns (Windows, BROffice), além da internet e do correio eletrônico.

Já o curso de Aperfeiçoamento Linguístico abordou compreensão, interpretação e produção de texto. Também foram ministradas noções de gramática, como nova ortografia, acentuação, flexão verbal e nominal, pronomes, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação e crase.

Unidade Responsável:
Comunicação Social