TRT inaugura nesta quinta-feira (18/3) complementação das reformas no 1º andar
Por José Francisco Turco
Será inaugurada nesta quinta-feira (18/3), às 13 h, a segunda fase da reforma do 1º andar do edifício-sede do TRT da 15ª Região. A obra complementa o trabalho de remodelação do pavimento, que teve como ponto alto a inauguração do novo Plenário Ministro Coqueijo Costa, em novembro último. Desta vez serão entregues os novos espaços do auditório, da sala de conciliação de dissídios coletivos e da copa. A cerimônia de inauguração, que será realizada antes de uma sessão do Pleno Administrativo do Tribunal, será conduzida pelo vice-presidente administrativo do TRT, desembargador Luiz Antonio Lazarim.
Essas e outras obras de ampliação e modernização na sede da Corte foram necessárias após a sanção, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho de 2009, de dois projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional e que ampliam o quadro de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região. Um dos projetos deu origem à Lei 12.001 de 2009, que aumentou a composição do TRT de 36 para 55 desembargadores.
Modernidade e funcionalidade
Nova área do Espaço Cultural do TRT, que pode ser transformada em sala de reuniões, com o uso de uma divisória retrátil
A sala de conciliações é o local onde frequentemente trabalhadores e empregadores tentam chegar a um acordo nos dissídios coletivos, especialmente os de greve e os de natureza econômica. Esses entendimentos são mediados pelo presidente da Sessão de Dissídios Coletivos (SDC), que é o próprio presidente do Tribunal, ou por seus substitutos regimentais. Já o auditório conhecido como “Pleninho”, com 87 lugares, é utilizado para a realização de reuniões, cursos e palestras, podendo ainda reproduzir em tempo real, por meio de um telão, as atividades mais concorridas realizadas no Plenário.
Em seu novo formato, o auditório passa a ser integrado à sala de dissídios coletivos. Os dois espaços estarão separados por divisórias retráteis e de efeito acústico, permitindo o uso simultâneo de ambos, sem problemas de deslocamento de som de um ambiente para o outro. A solução permite ainda que os dois ambientes se transformem em um só, com 109 lugares, caso a divisória seja completamente recolhida.
Também consta da remodelação uma sala de reuniões de aproximadamente 63 metros quadrados, separada do Espaço Cultural do TRT – que fica no saguão do 1º andar – também por divisória retrátil, permitindo que a área destinada a exposições e manifestações culturais ganhe dimensões adicionais, em caso de eventos de maior porte. Todos esses ambientes são interligados em som e imagem, possibilitando uso simultâneo ou individual. A copa, por sua vez, disporá de aproximadamente 52 metros quadrados. Serão entregues ainda quatro sanitários públicos, sendo um feminino e um masculino e dois para pessoas portadoras de necessidades especiais.
- 6 visualizações