Universitários do Vale do Ribeira participam de atividades na sede do TRT da 15ª
Por José Francisco Turco, colaborou Fernanda Rodriguez
Cerca de 80 alunos do 4º e do 5º ano de Direito das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (FIVR), sediada no município paulista de Registro, visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, nesta quarta-feira (28/4). Acompanhando os visitantes vieram os professores Marco Aurélio dos Santos Pinto, que leciona Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, e Roni Sérgio de Souza, que ministra aulas de Ética.
Recepcionados por servidores da Escola Judicial, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do TRT, os visitantes subiram ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1° andar do edifício-sede da Corte. Ali, os estudantes foram presenteados com material informativo sobre a composição, organização e funcionamento da 15ª.
No mesmo local, o grupo recebeu as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, que enfatizou o grande interesse que essas visitas têm despertado. Ele destacou ainda a diversidade das decisões proferidas na 15ª, em virtude da multiplicidade de atividades econômicas presentes no extenso território abrangido pelo Regional, “gerando uma imensa riqueza de jurisprudência”.
As atividades prosseguiram com a exibição de um vídeo institucional sobre a 15ª Região, produzido pelo Serviço de Comunicação Social do TRT. Da programação inicial fez parte ainda uma breve exposição do subsecretário do Tribunal Pleno, Márcio das Virgens Caiado, que passou alguns detalhes técnicos sobre os processos julgados na Corte, com destaque para as ações da chamada competência originária (aquelas que já têm início diretamente no Tribunal, sem passar pelas varas do trabalho).
Em um dos pontos altos do evento, os alunos puderam assistir a uma sessão da 2ª Seção de Dissídios Individuais (SDI-2), presidida regimentalmente pelo desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza. Na ocasião o magistrado substituiu o presidente da SDI-2, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que se encontrava em Brasília para participar do XV Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Ao iniciar a sessão, o desembargador José Pedro saudou os professores e estudantes, agradecendo pela visita, “que nos honra muito”. Após a conclusão dos julgamentos, o magistrado conversou informalmente com os visitantes, ainda no Plenário, esclarecendo detalhes da sessão.
Na sequência, os futuros bacharéis subiram ao 3ª andar, onde conheceram a Escola Judicial. Lá foram recebidos pelo presidente da 5ª Turma da Corte, desembargador José Antonio Pancotti, que representou na oportunidade o comando da Escola, que tem como diretor o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, e como vice-diretor, o desembargador Fernando da Silva Borges. Pancotti compõe o órgão como representante dos desembargadores no Conselho Consultivo e de Programas. O grupo esteve ainda na Biblioteca do TRT, também vinculada à Escola Judicial.
Encerrando o roteiro, os visitantes subiram ao 15° andar, para conhecer a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência e do gabinete do presidente, além do Salão Nobre. Eles foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, e pelo secretário-geral, que representavam o presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, que também estava em viagem a Brasília. Na capital federal o magistrado cumpre por toda a semana uma extensa agenda, que já incluiu encontros com o vice- presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, e com o senador Romeu Tuma, entre outras atividades.
- 2 visualizações