Abertura da exposição de Anna Maria Badaró lota Espaço Cultural do TRT

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira e Francisco Turco


Com a presença de magistrados, servidores e convidados, entre outros, foi realizado nesta terça-feira (25/10), na sede do TRT da 15a Região, em Campinas, o vernissage da exposição intitulada O Mistério Alquímico na Magia das Cores e das Palavras, da artista plástica Anna Maria Badaró. A mostra é uma homenagem a Rubem Alves, amigo de muitos anos e parceiro em vários trabalhos. Utilizando-se da mais avançada tecnologia em termos de reprodução artística, a exposição é formada por fotos digitais de 16 telas da pintora, que receberam pensamentos instigantes e profundos do escritor. O evento, que recebeu em sua abertura um dos maiores públicos do Espaço Cultural do TRT, também faz parte das comemorações dos 25 anos do Regional Trabalhista.


Em um breve discurso ao abrir a exposição, o presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, destacou que no ano em que o Tribunal completa seu Jubileu de Prata e confirma, com seus expressivos números, o seu papel de destaque no Judiciário Trabalhista, "temos a grande satisfação de celebrarmos este quarto de século com esta belíssima exposição da artista Anna Maria Badaró". Para o magistrado, "ela é uma dessas almas raras, destemida, sensível e mágica". Disse ainda que a artista "transporta para esta exposição a beleza de sua arte visual e o sabor das palavras do educador Rubem Alves". Sobre o homenageado, Buratto evidenciou que o educador, filósofo, psicanalista, teólogo e professor emérito da Unicamp Rubem Alves "muito honra esta Corte com a sua presença".


A expositora, por sua vez, agradeceu ao presidente Buratto por recebê-la "com tanta dignidade e honra", fazendo com que ela se sentisse "muito importante". Dirigindo-se a desembargadora Mariane Khayat, curadora do Espaço Cultural do TRT, Anna Maria revelou que a magistrada, ao saber que seria feita uma homenagem a Rubem Alves, "abraçou a ideia". Após presentear a magistrada com um vaso de flores, a expositora agradeceu o empenho dos Setores de Cerimonial e de Imprensa do TRT para que o evento alcançasse o maior sucesso possível. Ela fez um agradecimento especial a Rubem Alves e o presenteou com algumas "mudinhas" de ervas para ele usar em seu apartamento. Ela lembrou que em todas as casas do escritor, que teve oportunidade de visitar, ele lhe mostrava seus canteiros com suas flores e "mudinhas". Por isso ela teve a ideia de dar-lhe esse presente.


Rubem Alves, por sua vez, mostrou-se bem-humorado o tempo todo e agradeceu a todos pela generosidade. Em certo momento, brincou com Anna, perguntando-lhe se ela era apaixonada por ele, uma vez que a artista teve o trabalho de juntar tantas frases dele em sua obra. Rubem Alves também disse que imaginava ver apenas uma obra de Anna homenageando-o, e se sentiu surpreso por ver que praticamente todos os quadros eram em sua homenagem.

Mostra prossegue até 25 de novembro

 

A mostra ficará aberta a visitação pública até 25 de novembro com entrada franca, na sede do Tribunal, na Rua Barão de Jaguara, 901, no Centro de Campinas. O evento integra a programação que marca as comemorações do Jubileu de Prata do TRT, inaugurado em 5 de dezembro de 1986. O Espaço Cultural, com 250 metros quadrados, foi criado em 2002 para abrigar exposições e manifestações artísticas, sempre gratuitas e abertas ao público, atuando como canal de estímulo e acesso a cultura. "É com alegria que recebemos Anna Badaró, artista plástica que brilha no cenário paulista, bem como é uma honra o nosso Espaço Cultural abrigar a homenagem ao Professor Rubem Alves. O evento deste 25 de outubro queremos compartilhar carinhosamente com todos", comenta a desembargadora Mariane Khayat.


Nascida em Itamogi, Minas Gerais, Anna Maria Badaró reside em Campinas há mais de 40 anos. A pintora e também escritora é formada em Pedagogia, com curso de pós-graduação e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas). Durante 20 anos se dedicou ao Serviço de Orientação Educacional e Vocacional no Colégio Notre Dame. Recebeu a Medalha Carlos Gomes e o título de Cidadã Campineira por decretos legislativos da Câmara Municipal de Campinas, por sua permanente atuação, participação e desenvolvimento nos trabalhos relacionados à Educação, à Arte e à Cultura.


Dedica-se à Pintura, tendo participado de mais de 180 exposições, entre individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Sua atividade artística está registrada em catálogos de várias partes do mundo, destacando-se, entre outros: El Anuário Latino Americano de Las Artes Plásticas (Buenos Aires, Argentina), Panorama da Arte Contemporânea (São Paulo-Brasil), Art Gallery San Diego State University (Califórnia, EUA), Instituto Federico Garcia Lorca (Granada, Espanha), Universidad Autonoma de Puebla (México), Artes Plásticas Brasil (Julio Lousada-São Paulo). Escreveu livros de poesia e prosa em parceria com outros escritores, publicou crônicas e temas educacionais em diversos jornais e revistas. Em 2003, lançou o seu livro: "Drummond Inesgotável" onde publica as 20 cartas que recebeu do seu amigo, o poeta Carlos Drummond de Andrade, com quem se correspondeu durante cinco anos. O prefácio é assinado por Rubem Alves.

Unidade Responsável:
Comunicação Social