Alunos de faculdades sediadas nos municípios de Registro e Indaiatuba conhecem o TRT

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco e Renata Ananias


Nesta quarta-feira (15/6) cerca de 80 alunos do curso de Direito das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (FIVR), sediada no município de Registro, e da Faculdade Max Planck, de Indaiatuba, conheceram a sede do TRT da 15ª Região, em Campinas, dando sequência ao programa de visitas oferecido pelo Regional aos futuros profissionais das carreiras jurídicas. Entre outras atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de julgamentos da 2ª Seção de Dissídios Individuais e de conhecer o gabinete da Presidência do Tribunal. Os Alunos da FIVR vieram acompanhados dos professores Marco Aurélio dos Santos Pinto – que também é presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Registro – e Edilson de Lara Elias. Já os futuros bacharéis que estudam em Indaiatuba estavam acompanhados do professor Fábio Resende Nardon.


Em nome do presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, o secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida, deu as boas-vindas aos visitantes, no Plenário do Tribunal. Após revelar números que demonstram a grandeza do Regional, ele descreveu o crescimento da Corte, “que começou pequena e está para completar seu Jubileu de Prata”. Paulo lembrou ainda que, em 2011, também são comemorados os 70 anos de existência da Justiça do Trabalho brasileira, “que vai se firmando e ganhando mais importância a cada ano no cenário jurídico brasileiro”.


Em seguida, foi a vez de o juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, fazer uma saudação aos alunos. Ele deu ainda uma “pincelada” sobre a atuação das chamadas Seções Especializadas, assunto que seria alvo de uma palestra específica logo em seguida, por parte do subsecretário do Pleno, Márcio das Virgens Caiado.

Ao fim de sua explanação, o juiz Edison fez sua costumeira “propaganda” sobre o Direito do Trabalho, “que é muito interessante não só para se estudar, mas também como escolha profissional”. Após comentar sobre a importância do estágio para que os futuros bacharéis façam a escolha mais acertada quanto ao caminho profissional a ser seguido, o magistrado sentenciou: “Tenho a certeza que daqui sairão grandes colegas”.

Ainda no Plenário, os visitantes assistiram ao vídeo institucional do TRT, produzido pelo Serviço de Comunicação Social do Tribunal. Em seguida, acompanharam os julgamentos da 2ª SDI (uma das Especializadas responsáveis pelo julgamento de mandados de segurança), na oportunidade presidida regimentalmente pela desembargadora Suzana Monreal Ramos Nogueira.


Após uma pausa para o lanche, o grupo deslocou-se para o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT, na Sede Administrativa do Tribunal, onde conheceu um variado acervo e acompanhou palestras das servidoras Cristina Paula Pera, responsável pelo CMAC, e Sandra Amador Costa Souza, que falaram sobre a atuação do Centro. Os alunos também puderam acompanhar trabalhos relacionados à conservação dos autos processuais.

Celeridade é motivo de orgulho


Para encerrar o dia, o grupo foi recebido pelo vice-presidente administrativo do TRT, no exercício da Presidência, desembargador Nildemar da Silva Ramos. “Quem sabe a visita desperta uma vocação adormecida para o Direito do Trabalho”, disse o desembargador. O magistrado manifestou o orgulho que todos na 15ª têm pela qualidade e celeridade do serviço prestado à população. “Somos o Tribunal Trabalhista mais produtivo do País”, lembrou Nildemar, creditando esse resultado aos esforços dos magistrados e servidores do Regional. “Isso para nós é motivo de muito orgulho e deve ser de conhecimento de todos”, comemorou. O vice-presidente administrativo ressaltou ainda que o Estado de São Paulo, com seus dois TRTs, representa mais de 50% de todo o movimento processual do Judiciário Trabalhista brasileiro.


“A Justiça do Trabalho tem de ser mesmo a mais célere, pois representa a diferença, muitas vezes, entre o trabalhador ter dinheiro ou não para comprar alimentos para a família, ou ter dinheiro ou não para pagar o aluguel”, observou. Nildemar enfatizou que o Tribunal estará sempre aberto aos interessados em conhecê-lo.

Maior proximidade com a carreira jurídica


Para o professor Fábio Nardon, a visita proporcionou, entre outros benefícios, uma maior proximidade entre a teoria e a prática. Ele destacou que os alunos ficam sempre entusiasmados com o intercâmbio de informações processuais, que geram muitas perguntas durante a viagem de volta para Indaiatuba, como já aconteceu na primeira vez que o professor trouxe alunos à sede do Regional, em outubro de 2010.

Já a aluna Adriana Pinto de Almeida, que mora no município de Cajati e está concluindo o 1º semestre de Direito na FIVR, disse estar fascinada, pois só conhecia tribunais pela televisão, além das informações obtidas na Faculdade. “Eu já tinha uma grande vontade de seguir uma carreira jurídica. A partir desse incentivo tenho mais vontade ainda e agora tenho certeza de que vou voltar aqui várias outras vezes.”

Unidade Responsável:
Comunicação Social