Atendimentos da Ouvidoria do TRT passam de 7 mil em 2010

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Crescimento em relação a 2009 foi superior a 20%

Internet se consolida como o meio mais utilizado para contato

Por José Francisco Turco

A Ouvidoria do TRT da 15ª registrou no ano passado 7.033 contatos, superando em mais de 20% os atendimentos no ano anterior, cujo total foi de 5.805. A campeã em 2010 entre as ferramentas utilizadas para o intercâmbio entre o público e o serviço oferecido pelo Regional foi a Internet. Pelo Portal do TRT – via formulário eletrônico e e-mail – foram efetivados 3.814 acessos, o que representou 54,23% de todo o atendimento feito, superando as ligações telefônicas (2.982), que responderam por 42,4% do acionamento.

Os outros canais juntos (atendimento pessoal no balcão, cartas e formulários impressos à disposição do público nas unidades de 1ª instância) corresponderam a 3,37% do total. Os atendimentos versam sobre agradecimentos, denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões. Em 2009 a Internet também foi a mais usada, com 3.213 acessos, contra 2.131 ligações telefônicas.

No primeiro bimestre de 2011, foram registradas 1.402 ocorrências, sendo que o campeão dos canais de comunicação desta vez foi o telefônico, com 691 atendimentos, superando por pouco os acionamentos feitos pelo Portal do TRT, por onde entraram 688 ocorrências, em janeiro e fevereiro.

Segundo a servidora Ana Carolina dos Santos Ramos, responsável pelos serviços na Ouvidoria, o maior acesso por telefone no início deste ano se deu em grande parte pelas consultas feitas por advogados (cerca de 150), relativas ao preenchimento da Guia de Recolhimento da União (GRU) Judicial, assunto que também foi alvo de esclarecimentos por Ato da Presidência, Corregedoria e Vice-Corregedoria Regional da 15ª Região.

Pelo telefone, a Ouvidoria do TRT, que é vinculada à Vice-Corregedoria Regional, atende no nº 08007713315, do meio-dia às seis da tarde, de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados. No Portal da 15ª (www.trt15.jus.br) o contato pode ser registrado a qualquer momento. Não cabe à Ouvidoria responder sobre direitos trabalhistas e previdenciários, nem são recebidas denúncias anônimas. O usuário deverá sempre fornecer nome e endereço completos, mas é garantido o sigilo sobre sua identificação quando necessário.

Unidade Responsável:
Comunicação Social