Desembargador Buratto visita Fórum Trabalhista de Jundiaí e concede entrevista à imprensa local
Por José Francisco Turco
Nesta quinta-feira (13/1), o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, iniciou pelo Fórum Trabalhista de Jundiaí, uma série de visitas que fará a diversas unidades de 1ª instância do Regional, cuja jurisdição abrange 599 municípios do Estado de São Paulo. Na ocasião, o presidente ressaltou que o encontro com magistrados e servidores foi “bastante positivo”. Buratto enfatizou que buscará resolver o mais rapidamente possível o problema das instalações da Justiça do Trabalho no município, que atualmente não atendem de forma satisfatória as necessidades de usuários e das pessoas que atuam no Judiciário Trabalhista local.
O magistrado esteve acompanhado durante a visita pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT Edison dos Santos Pelegrini e pelo diretor-geral de Coordenação Administrativa do Tribunal, Evandro Luiz Michelon. O desembargador foi recebido pela juíza Andrea Guelfi Cunha, titular da 4ª Vara do Trabalho de Jundiaí e que está respondendo pela Direção do Fórum local. Em seguida, foi realizada uma reunião entre o presidente e vários juízes que atuam na Circunscrição da Justiça do Trabalho sediada em Jundiaí, em que foram tratados diversos assuntos relacionados ao atendimento à comunidade.
Entre os temas abordados esteve a melhoria das condições físicas para o funcionamento da Justiça do Trabalho no município. Atualmente o Fórum ocupa quatro andares de um edifício pertencente ao Banco do Brasil. Hoje em dia, essas instalações são consideradas acanhadas em virtude do crescimento da demanda da população pela prestação do Judiciário Trabalhista.
Buratto enfatizou que buscará em parceria com o BB uma solução para o problema do espaço para as unidades de 1ª instância na cidade. Para isso, o desembargador presidente está marcando para a próxima semana uma reunião com a Superintendência de Governo do Banco do Brasil para que seja dada uma solução rápida ao problema. O magistrado também deverá encontrar-se com o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad.
Ao frisar as dimensões do Regional Trabalhista, o presidente reforçou, em entrevista concedida à colunista e advogada Elza Francisca de Carvalho, que “a honra e o desafio se completam”, ao assumir os destinos da 15ª. “O desafio é inerente ao ser humano que assume o cargo que eu assumi”, sentenciou. Perguntado sobre as visitas às unidades judiciais, o magistrado lembrou que o “olho no olho” é a melhor maneira de se resolverem os problemas.
Ao deixar uma mensagem à cidade de Jundiaí, Buratto destacou que estará sempre presente, “fisicamente se necessário”, para, juntamente com toda a Direção da 15ª, procurar oferecer o melhor atendimento possível para a comunidade. “Vamos continuar trabalhando para oferecer as melhores condições para Jundiaí”, concluiu.
Entre janeiro e novembro de 2010, foram ajuizados 7.377 novos processos no Fórum Trabalhista de Jundiaí, que atende também aos municípios de Itupeva e Louveira e ao qual está vinculado o Posto Avançado de Vinhedo. No mesmo período, as unidades vinculadas ao Fórum solucionaram 6.897 ações trabalhistas.
- 8 visualizações