Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann recebe Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TST

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

A desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, da 3ª Turma do TRT da 15ª Região, recebe nesta quinta-feira (11/08), em cerimônia na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Corte Superior Trabalhista, no grau de Comendador. A magistrada, que é coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho, já havia sido homenageada pelo TST em agosto de 2002, com a concessão da comenda no grau de Oficial.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, conferida em seis graus – Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro – foi instituída pelo TST em 11 de novembro de 1970, para homenagear instituições ou personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que “tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do País, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da Advocacia”.

A indicação fundamentada para receber a honraria é feita por ministro do TST e submetida à apreciação do Conselho da Ordem, composto pelo presidente, vice-presidente, corregedor-geral, ministro decano e mais dois ministros da Corte, eleitos pelo Órgão Especial para mandato de quatro anos. Atualmente, o Conselho da Ordem está constituído, respectivamente, pelos ministros João Oreste Dalazen, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Antônio José de Barros Levenhagen, Milton de Moura França, Ives Gandra da Silva Martins Filho e João Batista Brito Pereira. O número de agraciados é fixado a cada ano.

Outros homenageados

Em 2011, a instituição homenageada será o Clube do Choro de Brasília. Também receberão a comenda, no grau de Grã-Cruz, o governador de Sergipe Marcelo Déda Chagas, os ministros Gleisi Helena Hoffmann (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Orlando Silva de Jesus Junior (Esportes), o embaixador Leovigildo da Costa e Silva e a apresentadora de TV Hebe Camargo. No grau de Grande Oficial, os homenageados incluem a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Hilário Vaz, os senadores Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Eunício Lopes de Oliveira (PMDB-CE), os deputados federais José Antônio Machado Reguffe (PDT-DF), José Roberto Santiago Gomes (PV-SP) e Zenaldo Rodrigues Coutinho Junior (PSDB-PA) e as desembargadoras Ana Lúcia Bezerra Silva (TRT da 5ª Região – BA) e Márcia Andrea Farias da Silva (presidente do TRT da 16ª Região – MA), além do vice-almirante Walter Carrara Loureiro.

Além da desembargadora Ana Paula, figuram entre os agraciados com a Ordem do Mérito Judiciário no grau de Comendador os desembargadores Júlio César Cardoso de Brito (TRT da 18ª Região – GO), Alexandre Agra Belmonte (TRT da 1ª Região – RJ) e Ricardo Luiz Tavares Gehling (TRT da 4ª Região – RS), a procuradora Flávia Piovesan, os juristas Luís Roberto Barroso e Nelson Mannrich, a cientista política Ângela Maria de Castro Gomes e o maestro Claudio Cohen. Para a íntegra da lista dos agraciados clique aqui.

Unidade Responsável:
Comunicação Social