Desembargadora Mariane Khayat recebe o título de Cidadã Honorária de São Carlos

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

A presidente da 1ª Turma do TRT da 15ª Região, desembargadora Mariane Khayat, recebeu na noite desta quarta-feira, 9, o título de “Cidadã Honorária de São Carlos”, em Sessão Solene da Câmara Municipal da cidade. A magistrada foi homenageada em reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante o período em que ocupou o cargo de diretora do Fórum Trabalhista do município. A honraria foi proposta pelo presidente da Câmara, Edson Fermiano, e aprovada pelo Legislativo municipal.

A solenidade contou com a participação dos desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper, da 4ª Turma do TRT, e Samuel Hugo Lima, vice-diretor da Escola Judicial da Corte e integrante da 3ª Turma. Também esteve presente a atual diretora do Fórum Trabalhista de São Carlos, juíza Cláudia Giglio Veltri Correa, titular da 1ª Vara do Trabalho da cidade.

Mariane Khayat é formada em Direito pela Universidade Mackenzie. Exerceu a Advocacia na capital paulista de 1984 a 1988, ano em que ingressou na Magistratura Trabalhista da 15ª Região. No Fórum Trabalhista de São Carlos, atuou por 12 anos – oito deles como diretora do Fórum –, entre 1990 e 2002, quando foi promovida, em 12 de maio, ao cargo de desembargadora do TRT.

Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cidade de São Carlos tem uma população de aproximadamente 222 mil habitantes (IBGE, 2010). Tornou-se independente, desmembrada do município de Araraquara, em 21 de abril de 1880, inicialmente com o nome de São Carlos do Pinhal. A denominação atual seria adotada em 1908.


“Capital da tecnologia”

São Carlos é conhecida como “capital da tecnologia”, graças, entre outros fatores, aos dois campi da Universidade de São Paulo (USP) instalados no município e à própria Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de dois centros de atividades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, que produzem tecnologia, respectivamente, nas áreas de melhoramento genético bovino e de desenvolvimento de equipamentos agropecuários.

A cidade possui um pesquisador doutor (PhD) para cada 180 habitantes, contra a média de 5.423 habitantes para cada PhD em todo o Brasil. A média anual de registros de patente é de 14,5 patentes por 100 mil habitantes. No País, a relação é de 3,2 patentes registradas anualmente por 100 mil habitantes. (Com informações do IBGE e da Prefeitura de São Carlos)

Unidade Responsável:
Comunicação Social