Empossados os novos titulares das VTs de Botucatu, Fernandópolis, Registro e 1ª de Araçatuba

Conteúdo da Notícia

Presidente Renato Buratto conduz a primeira posse de titulares de sua Administração

Por Patrícia Campos de Sousa


O presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, deu posse nesta segunda-feira (11/4) aos novos titulares das Varas do Trabalho de Botucatu, Fernandópolis, Registro e 1ª de Araçatuba, respectivamente os juízes José Adilson de Barros, Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, Andréia de Oliveira e Alessandro Tristão. A solenidade, realizada no Gabinete da Presidência, no 15º andar do edifício-sede do Tribunal, em Campinas, foi acompanhada por dezenas de magistrados e servidores do Regional e por familiares e amigos dos empossandos. A promoção dos juízes foi aprovada em Sessão Administrativa do Órgão Especial do TRT realizada no último dia 7.

“Esta é a primeira posse de juízes titulares na minha Administração. Um dia muito especial para mim, e acredito que também para os empossandos, cuja promoção é há muito tempo aguardada”, afirmou o presidente do Tribunal. Renato Buratto fez questão de frisar que, para ele, não há diferença entre promoção por merecimento e por antiguidade. “Todos mereceram o cargo alcançado”, assegurou o magistrado. Após agradecer a presença dos vice-presidentes administrativo e judicial da Corte e do corregedor regional, respectivamente os desembargadores Nildemar da Silva Ramos, Lorival Ferreira dos Santos e Luiz Antonio Lazarim, o presidente parabenizou os novos titulares, desejou-lhes sorte e felicidades na empreitada e colocou a Administração do Tribunal à sua disposição.


Os juízes empossados também fizeram uso da palavra para reafirmar seu compromisso com a Magistratura do Trabalho e expressar a gratidão pelo apoio recebido dos colegas e, sobretudo, da família. Alessandro Tristão agradeceu aos desembargadores pelo voto de confiança e lembrou também a colaboração dos colegas de 1º grau e dos servidores, “com quem muito aprendi nessa longa caminhada como juiz substituto”. Disse ainda que pretende ser mais um “soldado da 15ª, pronto para enfrentar as batalhas necessárias à melhoria da prestação jurisdicional”. José Adilson de Barros, por sua vez, ressaltou o prazer de ter sido empossado pelo presidente Buratto, “com quem tive o prazer de conviver no tempo em que ele ainda atuava como advogado”. Na sequência, Alzeni Furlan sublinhou a felicidade de conquistar “o sonho da titularidade”, mas lembrou que já é muito feliz desde que se tornou juíza na 15ª, “uma bênção de Deus”. Andréia de Oliveira, por fim, assegurou que assume o cargo de titular com a mesma disposição com que chegou ao Regional há 12 anos e agradeceu, em especial, a dois colegas, ambos presentes à cerimônia, o “professor e mestre” Ricardo Regis Laraia, atual juiz auxiliar da Vice-Corregedoria Regional, e a juíza Regina Dirce Gago de Faria Monegatto, titular da VT de Atibaia, “pela qual fui muito bem-recebida no início de minha carreira na Circunscrição de Sorocaba”.

Entre os vários magistrados que prestigiaram a solenidade registra-se a presença do desembargador José Antonio Pancotti, diretor da Escola Judicial da Corte, e do juiz Guilherme Guimarães Feliciano, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV).

A carreira e os desafios dos novos titulares

Na Magistratura do Trabalho da 15ª desde março de 1997, o juiz José Adilson de Barros, promovido por antiguidade, assume grande desafio à frente da Vara do Trabalho de Botucatu, município da região central do Estado de São Paulo, distante 235 quilômetros da capital. A VT foi a unidade da 15ª Região que recebeu o maior número de novos processos em 2010. Segundo o Serviço de Estatística e Informações do TRT, ao longo do ano 3.692 ações foram autuadas no Judiciário Trabalhista local, que tem jurisdição também sobre os municípios de São Manuel, Itatinga, Anhembi, Pardinho, Pratania e Bofete.


Promovida por merecimento, a juíza Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan assume a titularidade da VT de Fernandópolis, que integra a Circunscrição de São José do Rio Preto. Além do município-sede, com cerca de 65 mil habitantes, a unidade atende também a outras 12 cidades da região, tendo recebido, em 2010, 858 novas ações. Alzeni ingressou no TRT da 15ª em novembro de 2001 e desde então tem atuado em unidades da Circunscrição de Campinas. De 2004 a 2010, integrou o Conselho Consultivo e de Programas da Escola Judicial do Tribunal, como representante dos juízes substitutos.


A nova titular da VT de Registro, Andréia de Oliveira, promovida pelo critério de antiguidade, faz parte do quadro de juízes substitutos da 15ª desde novembro de 2000. Situado no Vale da Ribeira, a 189 quilômetro de São Paulo, Registro, município de 53.752 habitantes, destaca-se pela colonização japonesa. A VT local integra a Circunscrição de Sorocaba do TRT e recebe também as demandas de mais 11 cidades da região. Em 2010, autuou 1.129 ações.


Tendo ingressado na Magistratura do Trabalho da 15ª em novembro de 2001, Alessandro Tristão, promovido pelo critério de merecimento, assume a titularidade da 1ª VT de Araçatuba. O município é o maior centro produtor de gado de corte do estado e um dos principais do País, conhecido como a Capital do Boi Gordo, mas gradativamente vem se destacando também como importante polo da indústria sucroalcooleira, bem como no setor de serviços. Segundo dados do IBGE, em 2010 a população da cidade somava 181.618 habitantes. Ao longo do ano, as três VTs de Araçatuba – que atendem também a população de Valparaíso, Rubiácea, Bento de Abreu, Guararapes e Santo Antônio do Aracanguá – receberam 2.568 novos processos trabalhistas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social