Funcionários terceirizados do TRT concluem Curso de Aperfeiçoamento Linguístico
Alunos que produziram os melhores textos de prosa e de poesia
foram premiados com livros doados pelas professoras voluntárias
Por Ademar Lopes Junior
Ao todo foram 28 formandos, sendo 22 mulheres e 6 homens, que dividiram experiências e convivência durante os três meses do Curso de Aperfeiçoamento Linguístico promovido pelo TRT da 15ª para funcionários terceirizados. O curso se estendeu de 22 de março a 21 de junho, somando 25 aulas semanais de uma hora cada, em que as professoras voluntárias Jamile Bernadete Quaglia e Ana Silvia Damasceno Cardoso Buson apresentaram, principalmente, “dicas para o uso da linguagem”.
O curso priorizou a compreensão, interpretação e produção de textos, juntamente com o ensino de gramática, o que inclui ortografia, acentuação, flexão verbal e nominal, pronomes, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação e crase. Para a professora Jamile, contudo, mais importante que as regras gramaticais foram as “dicas de cortesia” passadas por meio do uso da linguagem. “Este curso foi mais focado na vida, especialmente no aproveitamento dessas dicas no dia a dia deles”, afirmou Jamile. Para a professora Ana Silvia, a turma atual foi bem diferente da primeira, formada no ano passado. Apesar das dificuldades dos alunos, “esta foi marcada pelo interesse de muita gente que estava longe da escola havia muito tempo, e houve alguns depoimentos de pessoas que, com as lições aprendidas, passaram a ajudar os filhos nos deveres de escola”.
Ana Silvia destacou como maior dificuldade da turma a falta de tempo para a produção de textos propostos como exercícios. Mesmo assim, para Maria José de Campos, 56 anos, há oito trabalhando no serviço de limpeza do TRT, o grande ganho foi o convívio e, também, “voltar a aprender mais sobre tantos assuntos”. Para a alagoana Cícera Correia da Silva, 52 anos, há dez anos radicada em Campinas e há oito no serviço de limpeza do TRT, as aulas foram muito importantes, tanto que ela não perdeu nenhuma sequer. Mais de vinte anos longe de qualquer tipo de ensino sistematizado, Cícera driblou a timidez para tecer elogios às professoras e aos colegas de turma, encantada com tudo o que aprendeu no curso.
Os certificados
A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento Linguístico aconteceu no auditório do 1º andar do edifício-sede do Tribunal, em Campinas, na manhã desta quarta-feira, 22/6. O evento foi aberto pelo juiz auxiliar da Presidência da Corte, Edison dos Santos Pelegrini, representando o presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, que estava em viagem a Brasília, onde participou de reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). O magistrado ressaltou “a dedicação das professoras, cuja experiência de vida e a paixão pela língua portuguesa proporcionaram um passo a mais na vida de todos os formandos”. Pelegrini lembrou que “a vida é uma eterna caminhada, com ‘pedrinhas’ e ‘pedronas’, e cabe a nós carregá-las”.
Paulo Eduardo de Almeida, secretário-geral da Presidência, também prestigiou o evento e lembrou, em “breves palavras”, a importância da leitura. Ele salientou que “o curso é um (re) começo, e é necessário continuar se aprimorando, com o hábito da leitura, pois o conhecimento é para sempre”.
Após a entrega dos certificados, Ana Silvia lembrou aos alunos que, de agora em diante, a continuação do aprendizado “deve ser prazerosa”. Jamile fechou a solenidade lembrando que “o mundo está escrito, e agora é só ir em frente para lê-lo”. Ela também aconselhou os alunos a ler de tudo e desejou a todos “carinho, felicidade e coragem”.
Ganhadoras de concurso
Durante o curso, as professoras realizaram um concurso para estimular a produção de textos, com foco principalmente na poesia e no conto e tendo como tema o amor. Melissa Arnoni, 19 anos, recepcionista, venceu na modalidade poesia. Jacqueline Cristina Santos da Silva, 27 anos, também recepcionista, foi a vencedora na modalidade conto. Como prêmio, elas receberam das professoras os livros “Antologia Poética”, de Vinicius de Moraes, e “Melhores Contos de Lygia Fagundes Telles” (Seleção de Eduardo Portella).
Leia os trabalhos vencedores:
Amor
Assim que ele chega
Já consigo até ver
Meu coração só te enxerga
Nem posso crer
Meus olhos então brilham
Um sentimento tão forte
Os seus olhos me guiam
Nem tenho mais medo da morte
Acaricio teu cabelo
Sinto teu perfume
Com você, tudo fica belo
Já se tornou um costume
Pedir pelo gosto do teu beijo
De pensar, pareço voar
Com tanto desejo
Começo a delirar
Por fim, eu acordo
Tudo foi platônico
Tudo tudo
Soou meio irônico
Amor e seus benefícios
O amor é um assunto polêmico, pois existem pessoas que não acreditam que um casal pode se amar
verdadeiramente. Essas pessoas não se dão a oportunidade de amar e serem amadas, e sendo assim, não se
dão conta que amar tem seus benefícios.
Alguns desses benefícios são: menos resfriados, melhor controle do estresse, menos ansiedade e pressão
sanguínea mais baixa, mas isso é só o começo.
Pessoas que se amam e têm um relacionamento feliz, tem melhor pressão sanguínea, segundo os Anais da
Medicina Comportamental.
Outro benefício que o amor nos proporciona é controlar melhor o estresse. Pesquisadores da Universidade
Estadual de Nova York disseram existirem evidências que relacionem suporte social e controle do estresse.
Se quando surgirem fatos estressantes as pessoas receberem a apoio de quem elas amam, lidam melhor com a
situação.
Pode parecer óbvio que um dos maiores benefícios do amor seja a alegria. Um estudo do Jornal da
Psicologia Familiar mostra que a felicidade depende muito mais da qualidade da relação amorosa, do que do
nível do salário que cada parceiro recebe.
Portanto, quando as pessoas se dão a oportunidade de amar e de serem amadas, as recompensas são
imensas, tanto para a saúde quanto para o coração.
- 6 visualizações