Içamento de peças para estrutura começa a dar forma a novo sistema de ar-condicionado na sede do TRT
Por José Francisco Turco
Uma operação cinematográfica teve lugar durante este domingo (29/5) nas imediações da sede do TRT da 15ª Região, em Campinas, quando foram içados os componentes da estrutura metálica que sustentará as máquinas do novo sistema de ar-condicionado do prédio. A mecânica da refrigeração de ar ainda existente foi concebida junto com o prédio, entregue há aproximadamente 20 anos, e já não comporta mais as necessidades do local, por onde circulam mais de duas mil pessoas por dia.
O trabalho de substituição dos equipamentos, que envolve vários setores do Tribunal, foi acompanhado diretamente neste domingo por servidores ligados ao Serviço de Projetos e Obras, à Assessoria de Segurança e ao Setor de Manutenção.
Uma vez que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S.A (Emdec) autorizou a interdição das ruas próximas apenas a partir das 13 horas, o trabalho todo só pôde ser concluído por volta das 22 horas. Segundo os especialistas, o ideal é que essa atividade tivesse sido feita durante todo o dia, permitindo o término da operação ainda com a luz do sol.
Daqui a duas semanas, quando a estrutura já estiver totalmente montada, uma nova operação nesses moldes será realizada, para a instalação na estrutura das três máquinas conhecidas como “Chiller”. Elas serão as responsáveis pelo resfriamento da água destinada aos equipamentos a serem instalados nos andares. Em cada pavimento, a água passará por serpentinas, sofrendo um novo processo de resfriamento proporcionado por potentes ventiladores.
Os especialistas lembram que o conjunto içado pesa cerca de 2,6 toneladas, enquanto cada uma das “Chillers” pesa 8 toneladas, sem contar bombas e outros equipamentos que também serão levantados no mesmo dia, em duas semanas.
O prazo para o funcionamento do novo sistema é de seis a oito meses.
- 2 visualizações