Justiça do Trabalho atende jurisdicionados no Circuito Cidadão em Pedreira
Por José Francisco Turco e Ana Claudia de Siqueira
Uma equipe formada por voluntários, sendo uma juíza e nove servidores lotados na Vara do Trabalho de Amparo e no Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Pedreira, auxiliados por outros três servidores da sede do TRT, em Campinas, atendeu durante o sábado (4/6) 28 pessoas que buscavam informações processuais, durante o Circuito Cidadão de Pedreira. O evento – uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a EPTV – tem como objetivo promover diversas atividades gratuitas à população, na área de saúde e cidadania.
Esta foi a primeira vez que a atividade contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A equipe, coordenada pela juíza titular da Vara do Trabalho de Amparo, Leandra da Silva Guimarães, atendeu aos interessados a partir de computadores com acesso ao banco de dados do TRT via modem móvel 3G. Em entrevista à EPTV, a magistrada ressaltou que as pessoas que possuem ações trabalhistas puderam acessar os processos pelo nome das partes, o que não é possível fazer por outros computadores.
A edição de Pedreira, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Prof. José Jurandyr Piva, incluiu atendimento oftalmológico (Projeto Catarata) para adultos e crianças, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre saúde da mulher e do adolescente, entre outras atividades. Na área de cidadania, além da participação do TRT foram oferecidas orientações de atendimento ao consumidor (PROCON), serviços de emissão de carteira de trabalho e de documento de identidade, corte de cabelo e aulas do programa Alimente-se Bem.
Segundo a Presidência do Regional, a participação no Circuito – que deverá se repetir em outras edições – dá início aos os esforços empreendidos pela Corte para disseminar informações sobre a prestação jurisdicional e sobre o papel da Justiça do Trabalho. “O Circuito Cidadão é um importante canal para a aproximação da Justiça do Trabalho com a comunidade”, explica o presidente do TRT da 15ª Região, Renato Buratto.
- 7 visualizações