Médico da Diretoria de Saúde do Tribunal palestra sobre a proteção da pele contra os efeitos do sol

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Os assuntos relacionados ao fotoenvelhecimento foram abordados nesta terça-feira (21/3) na segunda palestra realizada pela Diretoria de Saúde do TRT da 15ª Região, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. O expositor foi o médico Leonardo Lopes, servidor do Tribunal e pós-graduando em Dermatologia. Entre os presentes estavam a diretora de Saúde da 15ª, Heloísa Helena Mazon Zakia, e o médico Luís Brandão Carreri, também do quadro do Regional.

Em sua palestra, Lopes enfatizou os cuidados diários que devem ser tomados por todos, ainda que se exponham ao sol por pouco tempo. Ele destacou que fatores intrínsecos, como raça e causas genéticas, e extrínsecos, ligados à deteriorização progressiva do organismo, estão ligados ao envelhecimento da pele. O expositor fez um breve apanhado sobre a incidência da radiação solar e seus componentes na pele das pessoas, ressaltando os perigos dos raios solares, principalmente o conhecido UVB, responsável pelos carcinomas, que são tumores malignos na pele.

Proteção deve ser constante

Para diminuir o risco, Leonardo Lopes recomendou que sejam utilizados os filtros solares diariamente, ainda que não haja exposição continuada ao sol. Mesmo apresentando cálculos específicos sobre o FPS (fator de proteção solar), o palestrante disse que a dica mais prática é utilizar o produto com fator superior a 30, reaplicado a cada três horas. “A quantidade não precisa ser muito espessa, mas o produto deve ser espalhado por toda a extensão da área a ser protegida”, recomendou.

Ele explicou que os géis – alternativas aos protetores tradicionais – não oferecem os mesmos níveis de proteção, mas são menos incômodos. A necessidade do uso dos protetores, ainda que a pessoa esteja trajando bonés, chapéus ou outros bloqueadores físicos da luz, foi recomendada pelo médico, pois os raios solares são refletidos ao atingirem o solo e podem sobrepujar essa proteção. Computadores e lâmpadas, segundo o palestrante, também são emissores, ainda que em menor quantidade, de raios nocivos à pele.

Entre os tratamentos para minimizar o fotoenvelhecimento, Lopes ressaltou os bons resultados dos peelings – preparados com concentrações de ácidos. Para a redução dos efeitos das rugas de expressão, a toxina botulínica tem mostrado eficácia, complementou. O outro aliado dos especialistas em pele é a laserterapia, que, segundo Lopes, “é a grande revolução na Dermatologia”.

Unidade Responsável:
Comunicação Social