Projeto desenvolvido por servidor da 15ª vence mostra nacional sobre qualidade

Conteúdo da Notícia

Trabalho denominado Método Concentrado de Procedimentos
e Incentivos foi aperfeiçoado na Corregedoria Regional

Por Ademar Lopes Junior


O projeto Método Concentrado de Procedimentos e Incentivos (MCPI) e a gestão de processos por tempo de tramitação, de autoria do servidor Vlademir Nei Suato, e aperfeiçoado pela Corregedoria do TRT da 15ª Região, alcançou o primeiro lugar na categoria de Gestão do Processo Judicial da XI Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade no Poder Judiciário. Ao todo foram 98 projetos inscritos. O evento, sob a direção do Tribunal Superior Eleitoral, ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro, na sede do Hotel Brasília Imperial, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 03, Bloco H, em Brasília.


O projeto vencedor foi o único a representar a Justiça do Trabalho, e já havia sido contemplado com o oitavo lugar na mesma Mostra, na edição do ano passado. Na época, ainda não havia sido aperfeiçoado pela Corregedoria do TRT, e limitava-se ao “método concentrado de procedimentos e incentivos”, desenvolvido por Vlademir Suato, ainda na direção da 3ª Vara do Trabalho de Campinas, em prática experimental desde 2006. Já na Corregedoria, o projeto incorporou a “tramitação por relatórios”.


Nas palavras do criador do projeto, Vlademir Suato, atualmente à frente da secretaria da Corregedoria, a importância da premiação na XI Mostra é “dar visibilidade às melhores práticas para serem implementadas”. Para Suato, o resultado é importante porque, mais que o aspecto jurídico, existe a preocupação com a “qualidade de vida de quem trabalha com os processos”.

Suato disse que o reconhecimento do seu trabalho abre caminho para uma “mudança de paradigmas”, mas ressaltou que não existe obrigatoriedade em se implantar a nova prática no Regional. “Obrigatória mesmo será a gestão de processos, da Corregedoria, até porque diz respeito a metas”, afirmou Suato, e acrescentou que “a gestão de processos por tempo de tramitação tem grande possibilidade de atingir a meta estabelecida pela Corregedoria em pelo menos 132 VTs até 9 de dezembro”. A meta, estipulada pelo corregedor regional Luiz Antonio Lazarim, é de que “nenhum processo permaneça parado por mais de 120 dias até 9 de dezembro”.

Unidade Responsável:
Comunicação Social