Responsabilidade social: TRT promove cursos de Informática para funcionários terceirizados
As aulas serão ministradas voluntariamente por
servidores da Diretoria de Informática do Regional
Por Patrícia Campos de Sousa e Northon Bassan
Com o objetivo de desenvolver e aprimorar as habilidades intelectuais de seus funcionários terceirizados, o TRT inicia nesta quarta-feira, 6 de abril, dois cursos de Informática – níveis básico e intermediário – voltados para esses colaboradores do Judiciário Trabalhista da 15ª Região. Os cursos, inteiramente gratuitos, serão ministrados voluntariamente por oito servidores da Diretoria de Informática do Regional – Maurício Rodrigues de Morais, Rafael Flávio Montanari Leme, Maria Sílvia Toledo de Lima, Bruno Godoy Martins Correa, Luiz Antonio Faria, Andrea Carolina Nogueira Lelis, Marcio Henrique Zuchini e Augusto Seixas Pinto Ribeiro – nas dependências da Escola Judicial da Corte, no 3º andar do edifício-sede do Tribunal, em Campinas.
As aulas acontecerão fora do expediente de trabalho, às quartas-feiras para o nível inicial e às sextas para o intermediário, das 10 às 12 horas. Além do aprendizado prático na utilização dos computadores, de seus principais aplicativos e dos recursos mais comumente empregados, como Internet e correio eletrônico, os 48 funcionários inscritos (24 em cada turma) terão como apoio apostilas elaboradas pelos próprios professores. Ao todo serão 24 horas-aula, ao longo de 12 semanas, e todos os alunos concluíram ou pelo menos iniciaram o ensino médio.
Essa não é a primeira iniciativa do TRT voltada à inclusão digital dos seus funcionários terceirizados. Em dezembro passado, 42 deles concluíram o curso básico de Informática promovido pelo Regional, igualmente com a colaboração voluntária de servidores da instituição. Muitos desses trabalhadores terão agora a oportunidade de dar continuidade a esse aprendizado no curso intermediário.
Ao lado do curso de “Aperfeiçoamento Linguístico” para 35 colaboradores terceirizados, iniciado no último dia 22 de marco, e do programa de capacitação de servidores em Língua Brasileira de Sinais (Libras), inaugurado no dia 31 seguinte, para o atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, o esforço do TRT para difundir conhecimentos básicos no campo da Informática entre seus funcionários integra as ações de responsabilidade social da Corte, uma das linhas do Programa Permanente de Capacitação de Servidores e Colaboradores. O Programa, uma das prioridades da atual Administração do TRT, vai ao encontro do Plano Estratégico Plurianual (2010-2014) do Regional e prevê uma série de ações de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades com o fim de ampliar o conhecimento das equipes de trabalho em temas jurídicos e em gestão estratégica e administrativa, de modo a assegurar as competências necessárias a uma melhor atuação profissional.
- 9 visualizações