Sede própria da Vara do Trabalho de Mogi Guaçu é inaugurada

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira


Ao som da Banda Sinfônica Jovem de Mogi Guaçu foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 30 de maio, em clima de muita festa e inovação, a sede própria da Vara do Trabalho do município. O prédio, localizado na Avenida Brasil, 4.801, no Bairro Serra Dourada, é o primeiro do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região a atender aos novos padrões de construção estipulados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para o bom desempenho funcional. O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, acompanhado pelo prefeito Paulo Eduardo de Barros, promoveu a abertura das novas instalações em um evento que reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades, membros da Direção do TRT e outros magistrados, servidores e imprensa.

Além de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, a construção conta com um moderno sistema de reaproveitamento da água de chuva, o que reforça o compromisso do Regional com a proteção do meio ambiente. “É relevante o registro da preocupação dos profissionais da área de projetos e obras do Tribunal com a sustentabilidade, visando à economia de água, este elemento tão escasso e importante para a manutenção da nossa vida e do meio ambiente. Buscamos também proporcionar melhores condições de trabalho a magistrados, servidores e partes, com um ambiente amplo e prazeroso”, ressaltou o presidente do TRT, Renato Buratto.

Com 1.064 metros quadrados de área construída, o novo prédio é quase 25% maior do que o anterior. Além de oferecer mais conforto aos jurisdicionados, magistrados, servidores e advogados, o imóvel possui estacionamento com 45 vagas e está localizado nas proximidades do acesso ao município pelo quilômetro 168 da Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340). Citando o filósofo Francis Bacon, o prefeito de Mogi Guaçu, Paulo de Barros, enfatizou os benefícios da nova construção para a comunidade guaçuana. “Esta obra, carregada de simbolismo, está em perfeita sintonia com a prestação jurisdicional. É um tijolo assentado dentro de um contexto maior do Judiciário brasileiro”, assinalou.

O presidente da Subseção de Mogi Guaçu da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Henrique Bueno Martini, lembrou das primeiras instalações da Justiça Trabalhista no município e seu processo evolutivo. “Dizia já naquela época que a família judiciária estava em festa. Quero parabenizar aos dirigentes do Tribunal pela grandiosidade desta obra, não só pela bela construção, como também pelo excelente acolhimento que proporcionará aos advogados e usuários.” As mudanças benéficas também foram enfatizadas pela juíza titular da VT de Mogi Guaçu, Laura Bittencourt Hinz. “Esta inauguração é um marco simbólico, que retrata o reconhecimento por parte do Tribunal da pujança de Mogi Guaçu e seu potencial econômico”, comentou Laura, referindo-se às empresas ali instaladas e à atual demanda processual da região.

A solenidade contou com ampla participação de dirigentes do TRT. Estiveram presentes o vice-presidente administrativo, desembargador Nildemar da Silva Ramos, o vice-presidente judicial, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, e o corregedor regional, desembargador Luiz Antonio Lazarim. Também participaram do evento os desembargadores do TRT José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, José Otávio de Souza Ferreira e Roberto Nobrega de Almeida Filho. A solenidade contou ainda com a presença da juíza auxiliar da Presidência do TRT, Luciane Storel da Silva, do secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida, e do diretor-geral de Coordenação Administrativa do Regional, Evandro Luiz Michelon.


Também prestigiaram o evento o juiz titular da 5ª Vara do Trabalho de Campinas, Robson Adilson de Moraes, representando o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª (Amatra XV), Guilherme Guimarães Feliciano, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), Joaquim Castrillon. Além do presidente do TRT, Renato Buratto, do prefeito, Paulo de Barros, e da juíza titular da VT, Laura Hinz, compuseram a mesa de trabalhos o vereador Guilherme de Souza Campos (representando o presidente da Câmara Municipal, Celso Luiz), o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na 15ª Região, Alex Duboc Garbellini, e o presidente da Subseção da OAB, Cláudio Martini.

VT de Mogi Guaçu em números

Em 2010, deram entrada 1.879 ações na Justiça do Trabalho de Mogi Guaçu, e 1.622 foram solucionadas. A VT atende também as demandas trabalhistas oriundas do município de Estiva Gerbi. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as duas cidades somadas totalizam uma população de cerca de 150 mil habitantes.

Unidade Responsável:
Comunicação Social