Setenta novos servidores participam de atividades de integração
Por José Francisco Turco
Mais 70 novos técnicos ou analistas judiciários da 15ª receberam as boas-vindas da Presidência do TRT e da Diretoria de Pessoal, na manhã desta quinta-feira (1º/9), ao iniciarem a participação no 3º Curso Presencial para Integração de Novos Servidores, que está sendo realizado na sede do Regional, em Campinas, e será concluído na sexta-feira (2/9). A iniciativa faz parte de um amplo planejamento anual de capacitação dos servidores do Judiciário Trabalhista da 15ª, coordenado pela Diretoria de Pessoal e considerado um dos pilares da atual administração do Tribunal.
Os participantes foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, representando o presidente do TRT, desembargador Renato Buratto; pelo secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida; e pela diretora de Pessoal da 15ª, Adriana Martorano Amaral Corchetti, além da diretora do Serviço de Administração de Pessoal, Izabel Cristina Braga Arroyo, e outros servidores envolvidos nas atividades de capacitação do Regional.
Ao acolher o grupo, a diretora Adriana Amaral pediu que todos se sentissem especialmente abraçados, pedido esse reforçado pelo juiz Edison, evidenciando que o fazia em nome do desembargador Buratto. Ao dividir com a plateia um pouco das emoções que viveu ao longo de sua vida profissional, o juiz auxiliar advertiu que “em pouco tempo todos perceberão que o Tribunal se tornou, de certa forma, também a nossa família”. O magistrado ressaltou ainda que, após a conquista representada pelo ingresso no Tribunal, outras oportunidades poderão vir, de acordo com o empenho e a dedicação de cada um. “Procurem trazer o melhor de vocês e tenham a certeza de que estamos sempre à disposição para ajudá-los no que precisarem. Deixo novamente um caloroso abraço”, concluiu.
Paulo Eduardo de Almeida, por sua vez, comentou que compartilhava com os demais servidores da 15ª a felicidade de estar conhecendo 70 novos colegas. Ele lembrou que, ao ingressar no Tribunal, em 1988, não teve a oportunidade de participar de uma atividade de integração como essa, “ainda hoje rara na administração pública”. O secretário-geral realçou a importância do aprendizado constante, arrematando que “o conhecimento, uma vez adquirido, ninguém poderá tirar de vocês”. E concluiu desejando que todos tenham uma longa caminhada de progresso e crescimento junto com o Tribunal.
Adriana Amaral disse aos novos servidores que a vocação para o serviço público é fundamental para que se tenha sucesso e realização nessa atividade profissional. “Ficarei muito feliz se daqui a alguns anos encontrar alguns de vocês e ouvir que descobriram aqui uma vocação. O grande tempero em trabalhar no serviço público é se sentir vocacionado”, reforçou. Para ela, todos devem ter em mente que o trabalho desenvolvido no Tribunal tem por objetivo o bem comum, sendo, por isso , fundamental se conhecer bem a organização na qual vão trabalhar. Ao finalizar sua breve exposição, a diretora enfatizou que a carreira no Tribunal lhe trouxe várias oportunidades de aprendizado e crescimento, além de representar o descobrimento de uma vocação.
“A gente só se encanta com aquilo que conhece”
Representando o presidente da Corte, desembargador Renato Buratto, o juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, dividiu com a plateia um pouco das emoções que viveu ao longo de sua vida profissional na 15ª. A diretora do Serviço de Administração de Pessoal, Izabel Cristina Braga Arroyo, ressaltou a colaboração de cada um dos servidores para a efetivação do Judiciário Trabalhista no Brasil
Ao lembrar casos relacionados com gestão de pessoas em organizações de prestígio internacional, a diretora Izabel Cristina Braga Arroyo selecionou um fato ocorrido na NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, dos Estados Unidos) nos tempos da corrida espacial, referindo-se a uma faxineira que advertida por seu superior quando limpava um vidro, sob a alegação de que sua atividade estaria atrapalhando de alguma forma o andamento de outros trabalhos. Em resposta, a funcionária disse que não estava apenas limpando o vidro, mas ajudando o homem a chegar à Lua. “Temos de ter em mente que, independentemente da atividade que cada um de nós desempenha, estamos levando a Justiça do Trabalho às pessoas e ajudando o Judiciário Trabalhista a se efetivar no Brasil”, comparou a diretora. “A gente só se encanta com aquilo que conhece”, concluiu Izabel.
A programação teve continuidade com a apresentação de um vídeo institucional do TRT, produzido pelo Serviço de Comunicação Social da Corte. Na sequência, a psicóloga Adelina Maria Pessinatti Ohashi e o assistente social Gilberto Semensato, ambos da Equipe Psicossocial da Diretoria de Saúde do TRT, promoveram uma dinâmica de grupo sobre a construção da identidade do servidor público.
Após o almoço, foram abordadas noções sobre procedimentos da 1ª instância, em palestra ministrada pelo diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Hortolândia, Fernando Bello de Araújo, e pela servidora do Setor de Seleção e Treinamento do Tribunal Elena Pucinelli.
A programação do dia foi concluída com uma visita ao Centro de Memória Arquivo e Cultura (CMAC) do Tribunal, situado na sede Administrativa da Corte, onde o grupo assistiu a uma apresentação do Coral do TRT 15. Na sexta-feira, segundo e último dia do curso, serão abordados temas ligados a tecnologia da informação, competência recursal e originária da Justiça do Trabalho e qualidade de vida e saúde preventiva.
- 4 visualizações