TRT-15 já conta com canal oficial no YouTube

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Por José Francisco Turco

Desde a noite desta terça-feira (6/9) está disponível na página do Tribunal na Internet o ícone que dá acesso ao canal oficial do TRT-15 no YouTube. Fundado em 2005, o site permite a seus usuários carregarem e compartilharem vídeos em formato digital e é hoje a mais popular ferramenta do tipo em todo o mundo. O Youtube possibilita a inserção de quaisquer vídeos (exceto os protegidos por direitos autorais), entre eles uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O conteúdo encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais por meio de mecanismos desenvolvidos pelo próprio site.

No canal do TRT já estão disponíveis palestras realizadas em eventos promovidos pelo Regional e matérias jornalísticas, todas editadas pelo Setor de Multimídia da Corte. Na página também podem ser hospedadas produções externas que tratem de assuntos relacionados ao Tribunal. Os vídeos mais longos estão divididos em blocos de 15 minutos cada um, conforme o padrão do YouTube.

A novidade junta-se à página do TRT no Twitter, que já ultrapassou a marca de mil seguidores. Os ícones de acesso estão localizados no alto da página principal do site do TRT.

Febre mundial

O YouTube é o mais popular site de compartilhamento de vídeos e seu conteúdo é composto por videoclipes, programas de TV, filmes e vídeos caseiros. A navegação é gratuita e não é necessária a criação de conta para o acesso, a não ser que o usuário queira enviar algum vídeo ou adicioná-lo a seus favoritos, ou, ainda, fazer algum comentário.

Atualmente o site só aceita vídeos com no máximo 15 minutos de duração, que podem ser assistidos no formato normal ou em HD (high definition – alta qualidade). Alguns conteúdos, no entanto, só podem ser assistidos por quem for maior de 18 anos.

Um ano e meio após seu lançamento o site foi adquirido por US$ 1,65 bilhão pelo Google, que, em 2007, lançou novos recursos, como a versão para celular e anúncios. No ano seguinte, foi implantado o recurso interativo que permite aos usuários inserir anotações nos vídeos postados por eles, sugerindo, por exemplo, que os espectadores acessem outros conteúdos no próprio YouTube ou em outro site. Também em 2008 foi introduzido o uso de legendas e, um ano depois, os internautas passaram a ter a opção de assistir a shows e a outros eventos ao vivo.

Nesses seis anos, o YouTube foi o ponto de partida para vários artistas e contabilizou recordes de acesso a alguns vídeos, como o “Evolution of Dance”, do comediante americano Judson Laipply, que apresenta uma espécie de resumo da história da dança, em seus mais variados estilos e épocas. A performance de Laipply já foi vista mais de 180 milhões de vezes. O videoclipe da cantora adolescente Miley Cyrus, “Party in the USA”, já teve 117 milhões de acessos, e a apresentação de Susan Boyle no programa Britain's Got Talent já está com aproximadamente 5,5 milhões.

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Comunicação Social