TRT inaugura na segunda, 29, a nova sede da Vara do Trabalho de Cajuru
Por Ademar Lopes Junior
Quinze anos depois de instalada a Vara do Trabalho (ainda era chamada de Junta de Conciliação e Julgamento em 18 de outubro de 1996, na sua inauguração), a população de Cajuru e outras quatro cidades, num total de 63 mil jurisdicionados, vai ganhar um novo prédio no próximo dia 29 de agosto. O evento, que terá início às 11 horas, terá a presença do presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, além de outras autoridades, como o juiz titular da VT, Amauri Vieira Barbosa, e o prefeito da cidade, João Batista Ruggeri Ré.
Mais amplo e mais moderno, o prédio que vai abrigar a Vara do Trabalho de Cajuru, e que leva o nome de Fórum Trabalhista Juiz Maurício Lourenço, está localizado na Rua Coronel Manoel Caetano, 181. Com área total de 1.030 metros quadrados, o edifício conta com três pavimentos (inferior, térreo e superior) interligados por elevador, o que torna mais fácil o acesso a pessoas com necessidades especiais.
No pavimento térreo estão instalados a secretaria da VT, a sala da OAB, copa e cinco sanitários, sendo dois para o público externo, dois para servidores e um para deficientes físicos.
No pavimento superior, encontram-se duas salas de audiência, sala de espera, dois gabinetes de juiz (com banheiro privativo), sala para assistente de juiz, um sanitário comum para o público externo e outro para deficientes físicos e arquivo. O pavimento inferior abriga o estacionamento privativo com vaga para dez veículos e três motos. A nova VT de Cajuru conta ainda com rampa de acesso e três vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais, localizadas em frente ao prédio.
O atendimento na VT de Cajuru está suspenso no período de 22 a 26 de agosto, reservado para a mudança para as novas instalações. Os trabalhos serão retomados normalmente no dia 30, terça-feira.
Antes, uma caixa de fósforos
O diretor de secretaria da VT de Cajuru, Edmilson Mercham dos Santos, disse que a mudança vai ser grande. “Vamos sair de uma caixinha de fósforos”, comentou, satisfeito, o diretor. Mercham afirmou que o prédio atual, com área de 245 metros quadrados (um dos menores do Regional), localizado na Rua Barão do Rio Branco, 704, “não apresenta as condições ideais para uma boa prestação jurisdicional”. Sem laje, o imóvel apresenta diversos problemas, além da falta de espaço. Mercham salientou que, além das goteiras e da umidade do prédio, faltam banheiros e salas adequadas de espera e para o arquivo. O diretor lembrou que a atual sede da VT possui apenas quatro banheiros, sendo dois para servidores e funcionários terceirizados, um para juiz e um único para advogados e público em geral. O imóvel é térreo, mas com desnível, o que dificulta o acesso a portadores de deficiência física e pessoas com necessidades especiais.
VT de Cajuru em números
No ano de 2010, a VT de Cajuru recebeu 901 processos, tendo solucionado 932. A jurisdição da unidade abrange também as cidades de Santa Cruz da Esperanca, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul e Cássia dos Coqueiros. Ao todo são 63 mil habitantes (Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As cinco cidades se encontram na Circunscrição de Ribeirão Preto, já na divisa com o Estado de Minas Gerais.
- 13 visualizações