TRT promove mais uma edição do Curso de Desenvolvimento Gerencial, voltado à gestão de pessoas

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira

“Gestão humanista de pessoas: o fator humano como diferencial estratégico”. Este foi o tema da palestra do professor Eugênio Mussak, da Fundação Instituto de Administração (FIA), no primeiro dia de atividades do Curso de Desenvolvimento Gerencial, que está sendo promovido, nestas quinta (25/08) e sexta-feira (26/08), pela Diretoria de Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, no IBE Eventos e Centro de Convenções, em Campinas. Voltado para cerca de 150 servidores que ocupam cargo de liderança, o curso – a segunda edição deste ano – integra amplo programa de capacitação do Regional.

A iniciativa é uma das prioridades da atual Administração para garantir o aprimoramento da prestação jurisdicional e foi enfaticamente reforçada pelo presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, durante a abertura dos trabalhos. “Uma de nossas metas é ampliar a capacitação dos servidores, indo, inclusive, além das exigências legais. Estamos vivenciando um momento decisório em que a sociedade clama por celeridade. Por outro lado, o processo judicial eletrônico, o PJe, o carro-chefe da modernização judicial, está em franco desenvolvimento e à nossa porta, o que vai exigir uma mudança de paradigma”, assinalou. Em discurso, Buratto agradeceu o esforço e dedicação com que os servidores exercem suas funções, sendo estes os grandes responsáveis pela posição de destaque que a 15ª ocupa no panorama nacional da Justiça do Trabalho, afirmou o magistrado.


Mussak é autor de vários livros sobre liderança e gestão de pessoas


Por sua vez, a diretora de Pessoal, Adriana Martorano do Amaral Corchetti, ressaltou a importância da humanização das relações no âmbito das atividades do Regional, tema central do curso. “A proposta é fomentar um aprofundamento sobre o tema, na árdua tarefa de gerir, provocando uma reflexão da atuação do líder como agente transformador de práticas meramente burocráticas em práticas sensíveis”, disse. Além de Buratto, da diretora de Pessoal e do professor Mussak, o diretor-geral de Coordenação Administrativa do TRT, Evandro Luiz Michelon, prestigiou a abertura do evento, compondo a mesa de trabalhos.

Tempos Modernos

Utilizando-se de exemplos históricos e experiências de vida, recorrendo ainda a grandes pensadores como Platão e Aristóteles, além de obras antológicas como Tempos Modernos (Charles Chaplin) e Alice no País das Maravilhas (Charles Dogson), o professor Eugênio Mussak explanou de forma instigante e enriquecedora a ciência da gestão de pessoas e seus conceitos. Segundo Mussak, os atributos de liderança estão baseados no tripé ambição (no sentido de querer transformar o mundo para melhor), caráter e competência, em que o controle, o pensamento estratégico, a visão sistêmica, a capacitação, a comunicação e a ambiência são fundamentais. Após a palestra, os servidores, divididos em cinco grupos, participaram de uma oficina com a leitura de textos temáticos, debates e posterior apresentação das conclusões em auditório, sob coordenação do professor.

Educador há mais de 40 anos, Mussak também leciona na Fundação Dom Cabral, além da FIA. Autor de vários livros sobre liderança e gestão de pessoas, Mussak atua ainda como colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples e é comentarista da Rádio Estadão ESPN.

Gestão de Processos é tema do segundo dia de atividades

O curso tem continuidade nesta sexta-feira, 26, com uma oficina sobre o tema “Uso do fluxograma: uma ferramenta para a gestão de processos”, sob a coordenação do Núcleo de Estatística e Planejamento Estratégico do TRT, e com as palestras “Aperfeiçoamento de Processos de Trabalho” (professora Maria Fernanda Presgrave Leite Soares, mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV), “Modernização da Gestão Pública na Justiça do Trabalho” (Antonio Ernani Pedroso Calhao, professor da Universidade Federal de Mato Grosso e da FGV, mestre e doutor em Direito pela PUC-SP) e “A magia do ‘em possível’” (Rafael Baltresca, especialista em programação neurolinguística e pesquisador de psicologia comportamental e psicanálise aplicada a negócios). O evento conta com o apoio do Banco do Brasil, do Banco Santander e do Banco Alfa.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social