TRT realiza a mais numerosa posse de juízes titulares de Vara do Trabalho da história do Regional
Por Ademar Lopes Junior
A sessão de posse dos 15 juízes titulares do TRT da 15ª durou pouco mais de meia hora, mas encheu de convidados e familiares o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas. Depois da execução do Hino Nacional, o presidente do Regional, desembargador Renato Buratto, ressaltou que é uma “ímpar satisfação essa posse que, de tão numerosa, não coube no gabinete da Presidência”. O presidente observou que, no ano em que a Justiça do Trabalho completa 70 anos de “profícua existência”, ele se sente à vontade para agradecer a todos, especialmente pelo fato de o TRT da 15ª ter conquistado, na última segunda-feira (20/6), o primeiro lugar no Prêmio Excelência, na categoria Performance Jurisdicional em 2º grau,
e o terceiro lugar na categoria Performance Jurisdicional, que mediu os Regionais que mais solucionaram processos nas fases de conhecimento e de execução. O presidente Buratto lembrou que o Prêmio Excelência foi instituído pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), para homenagear os Tribunais Regionais e as Varas do Trabalho que mais se destacaram no ano de 2010.
O desembargador também lembrou aos 15 novos magistrados titulares a responsabilidade que todos trouxeram a si em manter o compromisso de cumprir a obrigação jurisdicional “sem descurar da humanidade para a construção de uma sociedade mais justa”.
O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Guilherme Guimarães Feliciano, que, ao lado do desembargador Renato Buratto, compôs a Mesa de
Honra da solenidade, parabenizou a todos os novos titulares, lembrando que “com todos teve alguma experiência, tanto na magistratura quanto na docência”. Feliciano, em seu breve discurso, parodiou a máxima latina de Júlio César “alea jacta est” (a sorte está lançada) para dizer aos novos titulares que, “menos por eles, porém mais pelos jurisdicionados, a sorte está sim assegurada”.
Representando todos os 15 empossados, o juiz Álvaro dos Santos (o mais antigo de todos os novos titulares) fez um breve discurso de agradecimento, salientando a difícil missão do Órgão Especial do TRT, que definiu a relação de magistrados a serem promovidos, “de fazer diferenciação entre os iguais”. Álvaro agradeceu também aos familiares, por “carregarem a toga junto com o juiz”, e finalizou com uma palavra de incentivo aos colegas empossados, no sentido de que “a tinta que materializa as decisões seja carregada com a tinta do coração, tornando assim mais humana, efetiva e justa a Justiça”.
Os novos titulares
Os 15 magistrados foram escolhidos pelo Órgão Especial da Corte na sessão administrativa da última segunda-feira (20/6), observados os critérios de antiguidade e merecimento.
Os magistrados promovidos por merecimento são:
Renato da Fonseca Janon – VT de Orlândia
Adhemar Prisco da Cunha Neto – VT de Adamantina
Valdir Rinaldi Silva – VT de Ituverava
Marcus Menezes Barberino Mendes – VT de Tatuí
Luciana Caplan Argenton e Queiroz – VT de Teodoro Sampaio
Kathleen Mecchi Zarins Stamato – VT de São João da Boa Vista
Marcia Cristina Sampaio Mendes – VT de Dracena
Valdomiro Ribeiro Paes Landim – 2ª VT de São Carlos
Foram promovidos por antiguidade:
Alcione Maria dos Santos Costa Gonçalves – VT Andradina
Tânia Aparecida Claro – VT de Barretos
Pedro Edmilson Pilon – VT de Jales
Sandro Valério Bodo – 2ª VT de Araçatuba
Gislene Aparecida Sanches – VT de Matão
Álvaro dos Santos – VT de Rio Claro
Nelma Pedrosa Godoy Sant’Anna Ferreira – 2ª VT de Assis
- 27 visualizações