Usina Bazan, JBS e LDC-SEV vieram à sede do Tribunal a convite do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 15ª Por Luiz Manoel Guimarães Advogados do departamento jurídico da Usina Bazan reuniram-se na terça-feira, 22 de novem

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior, Fernanda Siqueira e Márcia Pietrobom


Depois da foto oficial, em frente ao edifício-sede do TRT da 15ª, os cerca de 70 alunos e três professores do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Valinhos (FAV) e da Veris Metrocamp de Campinas, que visitaram o TRT na quarta-feira (23/11), subiram ao primeiro andar, onde receberam material informativo sobre o Regional e foram recepcionados no Plenário Ministro Coqueijo Costa pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, e pelo secretário-geral da Presidência, Paulo Almeida.


Após as boas-vindas, e uma breve apresentação sobre o histórico e sobre o funcionamento do TRT, a cargo respectivamente do secretário Paulo Almeida e do juiz Edison Pelegrini, os alunos assistiram ao vídeo institucional da 15ª. Em seguida, os universitários ouviram uma sucinta explicação do desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella sobre os trabalhos da 3ª Seção de Dissídios Individuais, com ênfase nas ações rescisórias, e depois assistiram a uma sessão de julgamento da 3ª SDI, presidida pelo vice-presidente administrativo da Corte, desembargador Nildemar da Silva Ramos.


Durante as quase duas horas de sessão, os estudantes de Direito tiveram o privilégio de assistir ao julgamento de uma ação envolvendo a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa) e um réu, realizado de forma inédita, por meio de videoconferência, via software Skype, com o apoio do Setor de Multímidia do Serviço de Comunicação Social do Tribunal.


Às 15h30, no lanche oferecido no saguão da Escola Judicial, no terceiro andar, tiveram a oportunidade de confraternizar e trocar impressões sobre a visita. Ainda na escola, assistiram a uma curta palestra ministrada pelo desembargador José Antonio Pancotti, que falou sobre a importância da Escola Judicial na formação dos novos magistrados e dos desembargadores, de modo geral, nos assuntos mais expressivos do mundo do direito.


A visita ao gabinete do presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, encerrou o programa elaborado pela Escola Judicial da visita dos estudantes. O presidente Buratto, acompanhado do juiz auxiliar da Presidência, Edison Pelegrini, e da juíza titular da 4ª VT de Jundiaí, Andrea Guelfi Cunha, deu as boas-vindas aos visitantes, e respondeu a perguntas de uma aluna, que questionou se ele “já tinha inclinação para a área trabalhista quando ainda advogava”. Buratto respondeu que sempre foi inclinado ao direito social, “como distribuidor da justiça social”, isso mesmo antes de estudar Direito. Quanto à sua gestão na presidência do TRT, Buratto disse que também procurou implantar “transparência e um atendimento mais participativo entre direção e servidores”, até em consonância com a transparência que o País vive atualmente. Os professores Moysés André Bittar e Rita de Cássia Nogueira de Moraes agradeceram a visita, em nome dos estudantes e da direção de suas respectivas faculdades.

Experiências marcantes

 

Os alunos do 10º semestre da Faculdade Anhanguera de Valinhos, Leandro Batista e Rebeca Prado, comentaram que a oportunidade de visitar o TRT foi de grande importância para saber como funciona a prática. “É a segunda vez que venho ao TRT e isso é de grande valia, pois mostra na prática o que aprendemos na teoria” declarou Rebeca. Interessado pela área trabalhista, Leandro ressalta que “a oportunidade de assistir a uma sessão ao vivo é muito importante, pois nos dá base já que pretendo seguir carreira nesse ramo”, disse o estudante.


A professora de Direito do Trabalho da FAV, Rita de Cássia Nogueira de Moraes, afirmou que a visita atraiu alunos desde o 1º ao 10º semestre do curso. “Estiveram presentes aproximadamente cinquenta (entre as duas instituições) alunos de semestres variados, pois muitos se interessam pela área processual do trabalho e vieram para a visita”.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social