Visita a Bauru é marcada por homenagens e reuniões com vistas a melhorar atendimento

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira e José Francisco Turco

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, esteve em Bauru, nesta sexta-feira (05/08), cumprindo extensa agenda, da qual fizeram parte uma reunião com os juízes do Regional que atuam na Circunscrição de Bauru, uma homenagem ao juiz Lázaro Bittencourt de Camargo, que dá nome ao Fórum Trabalhista local, e um encontro com o prefeito de Bauru, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça.

Também participaram das atividades no município os desembargadores José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, primo-irmão do juiz Lázaro e ex-presidente do TRT, Edmundo Fraga Lopes e Maria Madalena de Oliveira – que já foi diretora do Fórum Trabalhista de Bauru –, além dos magistrados Luciane Storel da Silva e Edison dos Santos Pelegrini, juízes auxiliares da Presidência do Tribunal, e da atual diretora do Fórum, juíza Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima.

O primeiro compromisso, com representantes da Subseção de Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Bauru, aconteceu no próprio Fórum Trabalhista e contou com a presença do presidente da entidade no município, Caio Augusto Silva dos Santos, além de outros 15 advogados que militam na região. Eles entregaram ao desembargador Buratto uma série de reivindicações, especialmente com vistas a aumentar a agilidade no atendimento ao jurisdicionado.


O presidente da Subseção de Bauru da OAB, Caio Augusto Silva dos Santos (1º à esq.), entregou ao desembargador Buratto documento com uma série de reivindicações dos advogados que militam na região visando agilizar o atendimento ao juirsdicionado.

Magistrado Lázaro Bittencourt de Camargo recebe homenagem no FT de Bauru


O público presente pôde conhecer um pouco mais da história do juiz Lázaro Bittencourt de Camargo, pioneiro da Justiça do Trabalho em Bauru

Um dos pontos altos da visita dos dirigentes da 15ª Região ao município foi a homenagem prestada ao juiz Lázaro Bittencourt de Camargo, que dá nome ao Fórum Trabalhista de Bauru. O magistrado, já falecido, foi o juiz instalador da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento no município, em outubro de 1962. A cerimônia, com o descerramento de um quadro retratando o homenageado, contou com a presença também da filha do magistrado Lázaro, Marilena Dias de Camargo, que descerrou o quadro, juntamente com o desembargador Buratto. Também compareceu o ex-deputado federal e ex-prefeito de Campinas, Francisco Amaral, cujo trabalho no Legislativo federal foi decisivo para a criação do TRT da 15ª, que está completando 25 anos de existência em 2011. Amaral, que manteve estreita amizade com juiz Lázaro, viajou de Campinas a Bauru especialmente para o evento. Outra personalidade presente foi o advogado e ex-juiz classista Analtácidas Pereira Leite, contemporâneo do iniciador da Justiça do Trabalho em Bauru.

Durante a homenagem, que foi prestigiada por cerca de 40 pessoas, o desembargador José Pedro contou a história de vida do doutor Lázaro, que se formou em Direito na atual Pontifícia Universidade Católica de Campinas. “Sou primo-irmão do Dr. Lázaro e devo a ele o que sou”, disse o magistrado. O ex-presidente da 15ª enfatizou ainda que a figura do homenageado sempre lhe serviu de inspiração, ajudando-o em sua formação como homem e ensinando-o a amar a Justiça, como funcionário, juiz e advogado. “Bauru está de parabéns. O Fórum tem cara, coração, inteligência e amor pela Justiça”, complementou José Pedro.

Para Marilena Dias de Camargo, a homenagem é emocionante, bonita e merecida, pois, segundo ela, seu pai “foi um grande homem, um grande profissional e um grande juiz”.


O ex-deputado federal e ex-prefeito de Campinas, Francisco Amaral (sentado), viajou de Campinas a Bauru especialmente para participar da homenagem ao juiz Lázaro Bittencourt de Camargo, com quem manteve estreita amizade.

Durante encontro, magistrados oferecem sugestões para melhoria do atendimento

Durante o encontro com os magistrados, o desembargador Buratto abordou assuntos relacionados ao atendimento à comunidade e os principais projetos de sua gestão à frente do Tribunal. O magistrado detalhou o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Apoio à Execução (Gaex) Móvel, que irá atuar em diversos pontos da 15ª, e trocou ideias com seus colegas sobre fixação de juízes auxiliares. A juíza Ana Cláudia aproveitou para defender a criação de mais uma vara do trabalho em Bauru. Os magistrados também reivindicaram a criação de um posto avançado da Justiça do Trabalho para o município de Barra Bonita, atualmente ligado ao Fórum Trabalhista de Jaú, e pediram ainda melhorias nas segurança das VTs da região. Em resposta, o desembargador Buratto explicou que os problemas de infraestrutura existem em várias localidades e que as soluções serão encontradas oportunamente, conforme as prioridades.

Agenda incluiu encontro com o prefeito de Bauru


O presidente do TRT, desembargador Renato Buratto (2ª à esq.), o desembargador Edmundo Fraga Lopes (2ª à dir.), a juíza auxiliar da Presidência Luciane Storel da Silva (1ª à esq.) e a titular da VT local, Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, foram recebidos na sede do Executivo bauruense pelo prefeito Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça.

Já na fase final de suas atividades no município, Buratto foi recebido pelo prefeito de Bauru, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, na sede do Executivo bauruense. No encontro, o presidente da 15ª ressaltou a importância de se buscar o estreitamento das relações com os municípios. Em uma conversa informal, Rodrigo comentou que está passando por uma fase de inaugurações e festividades, pelos 100 anos de criação da comarca e 115 anos de emancipação política do município. O magistrado, por sua vez, traçou um paralelo entre as festividades bauruenses e os 70 anos da Justiça do Trabalho, que coincidem também com os 25 anos de criação do TRT da 15ª Região.

Circunscrição de Bauru é a terceira maior da 15ª

A Circunscrição de Bauru do TRT da 15ª Região é composta por 17 Varas do Trabalho, sendo quatro no município-sede, duas em Jaú, duas em Lençóis Paulista, duas em Marília, além das unidades de Botucatu, Pederneiras, Avaré, Garça, Itápolis, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo e do posto avançado de Bariri. Ao todo, a Circunscrição abrange 82 municípios, que, juntos, concentram uma área de 36.517 quilômetros quadrados e uma população superior a 2 milhões de pessoas. A economia da região é marcada por atividades diversificadas nas áreas de comércio, indústria, educação, agricultura cafeeira e sucroalcooleira, totalizando um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 35 bilhões. A Circunscrição de Bauru reúne 17 juízes titulares, 19 juízes substitutos e 266 servidores. Em 2010, foram ajuizados em suas 18 unidades 27.491 processos e solucionados 25.297. A demanda corresponde a mais de 11% da movimentação processual da 1ª Instância de todo o Regional Trabalhista, que recebeu, no ano passado, 236.926 ações e resolveu 235.963.

Unidade Responsável:
Comunicação Social