Comitiva do TRT15 visita TRT da Bahia para tratar da implantação do PJe-JT

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira, com informações da Ascom TRT5

 

Uma comitiva do TRT da 15ª Região esteve em visita ao TRT da Bahia (5ª Região) nos dias 13 e 14 de setembro para o intercâmbio de experiências sobre a implantação do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho – PJe/ JT. Formada pelo desembargador Samuel Hugo Lima, diretor da Escola Judicial da 15ª, pela juíza Luciane Storel da Silva, auxiliar da Presidência, e pelos servidores Ednamara Câmara, subsecretária do Tribunal, Aderbal Bergamasghi, diretor do Serviço de Sistema Judiciário de 2º Grau, e Victor Souza, analista da Diretoria de Informática – a comitiva foi recebida pela presidente do órgão, desembargadora Vânia Chaves, pela juíza auxiliar da Presidência, Angélica Ferreira e pela diretora da Secretaria de Informática (SI), Cláudia Ferreira Jorge.

A implantação do PJe na 15ª Região ocorreu no dia 3 de agosto, em 1ª instância, na Vara do Trabalho de Piedade (SP), e no 2º grau, na 2ª Turma da Corte. O Regional prepara a expansão do sistema para outras 14 unidades judiciárias, visando cumprir a meta 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A comitiva do TRT15 pôde conhecer as instalações do TRT baiano, além da Central de Execução, no bairro do Comércio, onde observou o funcionamento da unidade e alguns estudos para expansão do PJe.

O intercâmbio de informações entre os tribunais no projeto do Processo Eletrônico ocorre já há algum tempo. Em julho, o desembargador do TRT5 Cláudio Mascarenhas Brandão, coordenador do Comitê Nacional Gestor do PJe-JT, ministrou um treinamento sobre o sistema para os desembargadores do Tribunal de Campinas, no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no edifício-sede da Corte.

Os magistrados e servidores do TRT15 estiveram também na Seção de Dissídios, onde ouviram do diretor da secretaria, Amilton Libório, um relato sobre a experiência com o PJe na tramitação de Mandados de Segurança. Em seguida, na Secretaria de Informática, reunidos com a diretora da unidade, e com o servidor Orocil Pedreira Júnior, instrutor de cursos do PJe, conversaram sobre a configuração do sistema. Os magistrados integrantes da comitiva se reuniram ainda com a vice-presidente do TRT5, desembargadora Yara Trindade, e conheceram o Setor de Digitalização do Tribunal, onde é realizado o trabalho de conversão digital (escaneamento) de processos com recursos, por 25 pessoas portadoras de deficiência auditiva, contratadas por meio de um convênio com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado (Apada-Bahia). O roteiro de visitas incluiu também uma reunião com os responsáveis pelo Departamento de Cursos da Escola Judicial e pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) do tribunal trabalhista baiano.

Unidade Responsável:
Comunicação Social